Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Saúde, iluminação pública e revitalização de praças foram os principais assuntos apontados pelos moradores da região norte durante encontro do projeto “Palmas é você quem faz”, de iniciativa do Partido Verde, realizado na noite deste último sábado, dia 14, na quadra 303 Norte, antiga Arno 31.

Na ocasião, os participantes expuseram os problemas existentes em suas quadras, bem como tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e ideias conforme as demandas da região. “Uma praça e uma creche foram inauguradas, mas na prática não existem porque a comunidade não consegue usufruir” disse Dorismar Rodrigues, moradora da 403 Norte.

Através do projeto “Palmas é você quem faz”, o Partido Verde está buscando ouvir as demandas da população da capital, bem como receber sugestões em diversas áreas a fim de elaborar um plano de governo conforme os anseios dos palmenses.

Durante o encontro, foram entregues fichas de avaliação aos participantes para que pudessem opinar sobre os serviços públicos prestados na região. Falando ou escrevendo, os moradores das Arnos destacaram as principais necessidades do lugar onde vivem.

“Nossa praça está abandonada. Existe a quadra de esportes, mas não tem as traves e o piso está todo quebrado. Não temos opções de lazer. Faltam ainda projetos sociais que possam tirar os jovens das drogas” ressaltou o senhor Cunha, morador da 303 Norte.

Agilidade no atendimento nos postos de saúde, construção de ginásio poliesportivo, programas sociais, limpeza das vias e ampliação dos serviços de iluminação pública estão entre as reivindicações dos habitantes da região norte da capital. “Queremos nossas ruas bem iluminadas, porém está tudo queimado, no escuro. Falta iluminação pública de qualidade” disse Raimundo Carvalho, morador da 305 Norte.

O presidente regional do Partido Verde e pré-candidato a prefeito de Palmas deputado estadual Marcelo Lelis (PV) enfatizou o objetivo do projeto “Palmas é você quem faz”. “Queremos construir o nosso plano de governo da maneira mais embasada, mais participativa e concreta que pudermos” disse.

Exemplo de boa gestão

Lelis falou ainda sobre a viagem que fez à cidade de Praia Grande na última quinta-feira, dia 12, onde conheceu de perto um sistema de monitoramento instalado na cidade que, através de um anel com quilômetros de fibra ótica, permite a transmissão de imagens e informações em grande velocidade e em tempo real, interligando prédios públicos, escolas, hospitais, ruas e avenidas a uma central instalada na prefeitura municipal da cidade. “Os índices de criminalidade e dos acidentes de trânsito diminuíram significativamente após esse monitoramento” destacou.

As visitas a outras cidades do Brasil em busca de boas práticas em gestão fazem parte das ações do projeto “Palmas é você quem faz”. Por meio delas, o PV quer conhecer experiências bem sucedidas a fim de acrescentar como sugestão na proposta de governo do partido.

“Praia Grande era um lixo a céu aberto e considerada a pior cidade da baixada santista. O maior exemplo que trago dessa viagem é a certeza absoluta de que uma boa gestão pode transformar positivamente uma cidade” ressaltou Lelis.

Palmas é você quem faz

O projeto “Palmas é você quem faz” está divido em quatro eixos de trabalho: reuniões com moradores de diferentes setores da cidade, com diversos segmentos da sociedade, reuniões temáticas com assuntos específicos e viagens a outras cidades brasileiras em busca de bons exemplos em gestão. O próximo encontro com a comunidade palmense está previsto para acontecer em Taquaralto, região sul da cidade. (Assessoria de Imprensa)