Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ponte sobre o Rio Perdido

Ponte sobre o Rio Perdido Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ponte sobre o Rio Perdido Ponte sobre o Rio Perdido

A comunidade de Rio Sono estará se manifestando neste sábado dia 21 de abril em favor da retomada da construção da BR-010, rodovia que liga Brasília à Belém e que falta ser construída segundo dados somente no Estado do Tocantins, nos trechos que passam por Rio Sono, Pedro Afonso, Santa Maria, Itacajá e outros municípios.

Segundo alguns dos organizadores da manifestação revelaram ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 17, as principais dificuldades da comunidade é com relação ao escoamento da produção e prejuízos também pela dificuldade de circulação de transporte na região.

A obra está parada a mais ou menos cinco anos e a população dessas localidades se sentem prejudicadas, pois serão beneficiados diretamente com a estradas e até o momento estão só na espera.

Os manifestantes alegam que todos os anos o Governo por meio do Dnit afirma que vai retomar a obra, mas nada acontece. O superintendente do órgão no Tocantins, Amauri Sousa Lima teria dito recentemente que a rodovia não será feita em 2012 devido não ter recurso no orçamento da União com essa finalidade. A previsão do Dnit, segundo o divulgado, é que a continuidade dos serviços só seja possível em 2013.

“A população pergunta se de novo não vão colocar esse recurso no orçamento ou qual vai ser a nova desculpa”, questiona um dos organizadores, jornalista Elpídio Lopes.

A manifestação será entre a ponte do Rio Perdido e o trevo da BR-010 onde dá acesso a cidade de Rio Sono. Assinaturas estão sendo coletadas em um abaixo assinado e serão entregues no Dnit. A previsão é que centenas de moradores participem da mobilização segundo estimou Lopes ao Conexão Tocantins.