Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A atriz Letícia Sabatella, juntamente com lideranças indígenas e representantes da Funai no Estado, foi recebida em audiência pelo governador Siqueira Campos no final da tarde desta última sexta-feira, 20. A atriz se disse transformada ao tomar contato com a milenar cultura do povo Krahô, onde produziu o filme Hotxuá (que representa a figura do palhaço que anima a aldeia com suas danças, cantos e brincadeiras). Segundo ela, esta figura ajuda a manter a auto-estima dos indígenas e evita que eles entrem em depressão, o que pode ocasionar sérios transtornos.

As lideranças presentes apresentaram várias reivindicações ao governador, que se comprometeu a estudá-las e a atendê-las dentro das possibilidades do Estado. Sugeriu na ocasião a criação de uma coordenação formada por um representante de cada etnia, em contato direto com as Secretarias Estadual da Cidadania, Cultura, Educação e Juventude, para desenvolver projetos que possam beneficiar os povos indígenas como um todo.

Siqueira Campos reconheceu que os habitantes originais do território tocantinense precisam de apoio e destacou que o Estado pretende estender todos os programas de inclusão social, como Pioneiros Mirins, Nossa Oportunidade, qualificação profissional e assistência técnica aos povos indígenas. (Secom)