Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Na tarde desta última sexta-feira, 20, a atriz Letícia Sabatella, foi conferir a exposição “Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny” acompanhada pela secretária estadual da Cultura, Kátia Rocha e pelo Secretário da Educação Danilo de Melo Souza. Sob a orientação da coordenadora indígena da Secult, Narubia Werreria, a atriz conferiu o acervo da arte indígena do povo Karajá.

“Estou bastante tocada pela qualidade, beleza e pela aula de humanidade tão viva e expressiva em cada uma das bonecas. Uma arte de muito bom gosto que jamais poderia conceber, onde eles expressam ações cotidianas, da sua cultura, da natureza e do seu convívio. Vale a pena conferir e que as pessoas venham ver porque é muito diferente, muito diferente do que você aprender lendo um livro. Ganhei o aprendizado de um pouco da história do meu país”, declarou Letícia acrescentando ainda do seu desejo de se aprofundar mais na cultura do povo Karajá.

A atriz veio ao Tocantins a convite da Secretaria Estadual da Cultura para a Première do seu filme Hotxuá, realizado na última quarta-feira, em parceria com o Sesc-TO, no Cine Sesc. O longa gravado na aldeia do povo Krahô, região Norte do Estado faz um registro poético sobre a tribo indígena krahô.

A exposição, realizada pela Secult, em parceria com o Sebrae-TO, está aberta para visitação até o dia 04 maio, em horário comercial. As escolas podem levar turmas com visitas monitoradas por meio do agendamento pelo telefone: 3212-4083. (Ascom Secult)