Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Procurada pelo Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, 24, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional se pronunciou sobre a proposta de anexação do distrito de Luzimangues ao território de Palmas. O distrito pertence atualmente a Porto Nacional, comandado pela prefeita Teresa Martins (PDT).

A prefeitura informou uma série de ações que estariam sendo realizadas para os moradores do Distrito e negou que Luzimangues esteja abandonado. Segundo a atual gestão duas escolas foram reformadas e equipadas, serviços estão sendo realizados nas vias urbanas bem como diversos procedimentos de saúde.

“A população do Luzimangues tem sido atendida em todos os âmbitos e, por isso não há fundamento nas colocações feitas por agentes públicos em relação à transferência da jurisdição para Palmas”, frisou a prefeitura. Líderes de Porto não concordam com a desvinculação de Luzimangues do município.

Veja a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura de Porto Nacional informa que o Distrito de Luzimangues “não está abandonado”, prova disso são as ações públicas que o Município vem empreendendo no local.

Na Unidade de Saúde da Família do Luzimangues, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas 722 consultas médicas; 143 atendimentos de Puericultura (infantil); 116 atendimentos de Pré-Natal; 23 prevenções contra o Câncer de Colo Uterino; 102 atendimentos para controle do Diabetes; 133 atendimentos para controle da Hipertensão Arterial; 08 atendimentos de Hanseníase; 294 atendimentos de enfermagem; 146 atendimentos para curativos; 41 procedimentos de inalação; 06 suturas; 28 atendimentos do Grupo de Educação em Saúde; 317 procedimentos coletivos de Odontologia e 1.432 visitas feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Na área da Educação, duas escolas foram reformadas e equipadas, inclusive com transporte escolar – Escola Municipal Maria de Melo Souza, com 75 alunos e 4 servidores e Escola Municipal Eulina Braga, com 32 alunos e 6 servidores.

Também foram prestados serviços nas vias urbanas e nas estradas vicinais, como a recuperação e patrolamento de 350 km de estradas vicinais e o patrolamento de todas as ruas e avenidas do Distrito.

Referente à infraestrutura urbana e rural está sendo construído uma escola com duas salas de aula, banheiros e área de recreação, no Assentamento Capivara, além de um poço artesiano com 2.600 metros de rede de distribuição de água, que atenderá 10 propriedades rurais no mesmo assentamento.

A Prefeitura também tem se preocupado com a limpeza urbana, realizando a coleta de resíduos sólidos domésticos e hospitalares, duas vezes por semana, num total médio de 12 toneladas/semana.

Ações de combate à Dengue e ao Calazar vêm sendo realizadas, com as coletas dos criadouros, roçagem e gradiação de lotes baldios.

A estação de captação de água e de tratamento de esgoto tem atenção especial quanto à limpeza regular dos locais.

A população do Luzimangues tem sido atendida em todos os âmbitos e, por isso não há fundamento nas colocações feitas por agentes públicos em relação à transferência da jurisdição para Palmas.

Assessoria de Comunicação