Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, 24, o deputado Freire Junior (PSDB) comentou sobre a proposta do deputado Marcelo Lelis (PV) que visa o levantamento da área original reservada para a construção de Palmas. A proposta de Lelis visa, ainda, o desmembramento do distrito do município de Porto e possível anexação de Luzimanues à capital do Tocantins.

Na região, onde hoje é a região do distrito de Luzimangues, pertencente ao município de Porto Nacional, estão localizadas as futuras instalações do pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul e, segundo Freire Junior, é importante que seja integrada ao município de Palmas.

O deputado do PSDB informou, ainda, que a solicitação de Lelis mexe diretamente com uma estrutura que futuramente irá impactar economicamente todo o Estado. “A proposta de Lelis foi feliz na medida que põe o dedo em algo que mexe diretamente com Palmas e vai mexer com todo o Tocantins”, disse.

A proposta, no entanto, não foi bem recebida pelos políticos de Porto Nacional que já se manifestaram contra o desmembramento de Luzimangues e sua anexação à Palmas. Líderes do PMDB da cidade já mandaram, inclusive, cartas de repúdio à iniciativa do deputado.

Na Assembleia, o representante da cidade histórica, deputado Toinho Andrade (PSD) não comentou sobre o assunto, mas frisou que pretende se manifestar após a sessão ordinária dessa manhã. Contudo, durante a votação da urgência do requerimento de Lelis, o deputado do PSD já antecipou seu posicionamento o votar contra a propositura.