Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desafogar o trânsito na Avenida Tocantins em Taquaralto. Esta foi a principal reivindicação apontada pelos moradores da região suldurante encontro do projeto “Palmas é você quem faz”, de iniciativa do Partido Verde, realizado na noite desta terça-feira, dia 24, em Taquaralto.

Segundo os moradores, acidentes frequentes acontecem na avenida devido ao intenso fluxo de veículos, bem como pela falta de sinalização. “Precisamos pensar na construção de um anel viário para que esses caminhões não trafeguem mais por aqui. Falta ainda semáforo ao longo da avenida. Todo dia têm acidentes nesse percurso” disse o senhor Enoque Carvalho.

Semelhante reclamação foi feita pelo o senhor Manoel Ribeiro quanto aos problemas de trânsito na avenida Tocantins. “O caminhão que trás o lixo do centro de Palmas passa pela avenida causando transtornos para os comerciantes e moradores. Precisamos de uma solução para diminuir esse trânsito intenso aqui na avenida” apontou.

Moradores dos setores Bela Vista, Moradora do Sol I, II e III, Belo Vale, Santa Fé e Maria Rosa também participaram do encontro. Na ocasião, o pastor Keyson Ribeiro falou sobre os principais problemas enfrentados no setor Morada do Sol. “Nosso bairro é um dos mais antigos de Palmas, porém até agora não tem asfalto” disse acrescentando ainda que a localidade precisa de um espaço para organização de feiras.

Outra sugestão apontada pelos moradores locais se refere à oferta de cursos de nível superior e técnico para os jovens da região. “Precisamos de uma universidade aqui, de escolas profissionalizantes na nossa região. Nossos jovens não estudam porque não tem dinheiro para pagar uma passagem cara de ida e volta até o centro de Palmas” reclamou o senhor Adão, morador da região há 25 anos.

Além da instalação de anel viário, universidades e melhor sinalização de trânsito, os participantes sugeriram também a criação de subprefeitura na região visando facilitar a gestão de serviços; limpeza pública; descentralização de atrações culturais; melhor itinerário do transporte coletivo; ampliação do atendimento educacional e esportivo; rede de esgoto; coleta de lixo; mais incentivo aos artistas locais e implantação de programas culturais e, ainda, incentivo aos empresários locais, bem com a criação de programas que despertem o empreendedorismo nos jovens da região.

O presidente regional do Partido Verde e pré-candidato a prefeito de Palmas deputado estadual Marcelo Lelis (PV) agradeceu a participação de todos e ressaltou mais uma vez o objetivo do projeto. “A proposta que o Partido Verde vai apresentar para Palmas está sendo feita de maneira diferente. Buscamos ouvir a opinião de todos, a participação dos moradores, saber a sugestão de cada um para que essa proposta seja a mais transparente, democrática e embasada que pudermos fazer” esclareceu.

O projeto

Desde que foi lançado o “Palmas é você quem faz”, o Partido Verde realizou encontro com a população da região norte de Palmas, conheceu boas práticas em gestão por meio de viagem à cidade de Praia Grande (SP) e iniciou ainda estudo sobre as oportunidades que venham a surgir para os palmenses a partir da instalação da plataforma multimodal da Ferrovia Norte Sul, próxima à capital.

Reuniões com a população em diferentes setores da cidade, com diferentes segmentos da sociedade, reuniões temáticas com assuntos específicos e viagens a outras cidades brasileiras em busca de boas práticas em gestão fazem parte do cronograma de ações do projeto “Palmas é você quem faz”. O próximo encontro está previsto para acontecer no setor Taquari, também região sul de Palmas. (Assessoria de Imprensa)