Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 3º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional, que será realizado no próximo dia 12 de maio, no Lago da UHE Lajeado, em frente a empresa Âncora Garagem Náutica.A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e um quilo de alimento não perecível. No dia do torneio o valor será de R$ 180,00. As inscrições podem ser feitas na sede da Naútica, localizadana Avenida Contorno, nº 222, Setor Vila Nova no município de Porto Nacional (TO) ou pelo telefone 063-3363-3833.

Segundo o organizador do evento, Adélio Ferreira, no ato da inscrição, cada competidor recebe o kit doTorneio - camiseta, chapéu, crachá, adesivos de identificação da embarcação e sacos de lixo. “Eles tem direto ao acampamento no local e café da manhã”, explica. Ferreira ressalta que o competidor menor de idade pode participar desde que tenha autorização do responsável. Ele acrescenta que cada embarcação pode ter duas ou três pessoas sendo um o capitão. “Se um desses, por alguma razão, não puder competir no dia 12, poderá ser substituído. Somente as mulheres podem formar equipe com direito a piloteiro”, disse.

De acordo com o regulamento, o objetivo do evento é incentivar a pesca esportiva no Estado, proporcionar lazer para a comunidade e estimular o turismo e a economia local. É obrigatória a licença de pesca amadora. Além disso, os barcos devem ter condições de navegabilidade, conforme normas e instruções da Marinha Brasileira. Os que fisgarem os maiores peixes receberão troféus e medalhas, além de prêmios surpresa, e um sorteio no valor de 12 mil reais (canoa multimídia, motor 15 HP e carretinha), entre os inscritos.

Parceria

O 3º Torneio de Pesca ao Tucunaré de Porto Nacional - TO tem parceira com a Marinha Brasileira, Polícia Militar, Cipama, Corpo de Bombeiros, NEAMB/UFT, APPEPA – Associação Portuense de Pesca Esportiva e Proteção Ambiental e Associação de Canoagem de Porto Nacional, Prefeitura do Município, Secretaria de Turismo e empresas locais e da região. De acordo com os organizadores, no ano passado, o torneio recebeu 52 embarcações. “No 2º Torneio de Pesca participaram do esporte pescadores de Porto Nacional, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Palmas e de Luis Eduardo Magalhães (BA). Este ano estamos recebendo competidores de outros estados brasileiros”, ressalta Ferreira.