Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma reunião com líderes comunitários e moradores acontece nesta sexta-feira, 27, às 19h, no Espaço da Cidadania Professora Maria dos Reis na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu, para discutir o projeto.

Segundo a Diretoria de Planejamento Territorial o Plano Diretor de Palmas apenas menciona os distritos, fazendo com que este plano seja necessário e indispensável uma vez que não há legislação e regulamentação específicas para essas áreas. O projeto tem o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP); Secretaria de Meio Ambiente e Serviços e Públicos (Semasp); Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Turismo, Ciência e Emprego; Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e IBGE. Além destes parceiros aDiretoria de Planejamento Territorialestima que o Naturatins se agregue ao projeto.


A criação do plano consta de três etapas e cada fase contará com uma audiência pública em cada distrito para apresentação do projeto. Nesta primeira fase está sendo elaborado um diagnóstico da realidade dos municípios que irá compor da identificação e caracterização dos diversos aspectos a partir da leitura técnica e comunitária dos Distritos.

Para isso, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), previamente, se reuniu com lideranças comunitárias de ambos os distritos para apresentar o projeto e esta será a última reunião antes da primeira audiência pública queaconteceráem Buritirana no dia 04 de maio, às 19h, na Escola Luís Nunes e em Taquaruçu no dia 11 de maio, às 19h, no teatro de Arena da Praça Joaquim Maracaípe.


Na segunda etapa do processo serão elaboradas as diretrizes gerais e propostas por meio de identificação das soluções possíveis e definição de prioridades. A terceira e última etapa do processo prevê a redação da minuta do Projeto de Lei Complementar através do resultado sintético dos objetivos, diretrizes, estratégias e demais propostas do Plano Diretor. As audiências públicas destas últimas fases ainda não foram marcadas, mas estima-se que todo o processo se conclua ainda este ano. (Ascop)