Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A terceira edição do Fórum Estadual dos Gestores e Mobilizadores de Juventude foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27 de abril, na cidade de Gurupi, há 240 km de Palmas. O evento está sendo realizado de forma itinerante pelo Tocantins e compõe a programação da Feira Literária do Tocantins – Flit.

De acordo com Jefércio Sousa, coordenador dos Fóruns de Juventude e técnico da Secretaria da Juventude e dos Esportes, o debate da terceira edição foi bastante focado no Estatuto da Juventude, que tramita no senado. “Os participantes debateram de forma intensa os pontos polêmicos do Estatuto – que são o aborto e o casamento homossexual”, destacou.

Como nas outras edições, o Fórum Estadual dos Gestores e Mobilizadores de Juventude, realizado em Gurupi, abordou a PEC da Juventude, que em 2008, inseriu no artigo 227 da Constituição Federal o termo jovem, garantindo, desta maneira, que este segmento passe a ter os mesmos direitos que outros. O Estatuto da Juventude, que está em tramitação no Senado Federal e deve ser votado ainda este ano, e a discussão em torno do Plano Nacional de Juventude e a elaboração do Plano Estadual da Juventude e o papel e a implantação dos Conselhos de Juventude também estão em foco.