Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário estadual das Cidades e do Desenvolvimento Urbano deputado estadual Sandoval Cardoso (PSD) considera excelente o trabalho de mobilização dos prefeitos para criação dos consórcios regionais de desenvolvimento econômico. Segundo ele a primeira etapa do processo de criação dos consórcios está encerrada. Em breve a formalização dos consórcios estará concluída e já pensando na etapa seguinte o secretário planeja a realização de cursos de qualificação para os gestores dos seis consórcios.

O secretário acompanhado de equipe técnica da secretaria percorreu o Estado participando de encontros com prefeitos, secretários e assessores ouvindo suas necessidades e falando dos benefícios dos municípios se unirem em consórcios para se fortalecerem na busca de recursos e mais benefícios para as cidades. O secretário esteve em Conceição, Paraiso do Tocantins, Guaraí, Colinas do Tocantins e Augustinópolis. Somente não participou do encontro de Gurupi, onde foi representado pelo subsecretário Marcelo Olímpio. Sandoval explica que os técnicos da secretaria continuam em campo ajudando os prefeitos na consolidação das entidades.

Os seis consórcios – Sudeste, Sul, Centro, Centro-Norte, Norte-Nordeste e Bico do Papagaio – contemplam 137 municípios do Estado. Palmas e Araguaina por serem cidades com mais de 50 mil habitantes ficaram de fora deste projeto. Os consórcios do Sudeste e do Bico do Papagaio serão os primeiros a entrar em funcionamento em função do aproveitamento da estrutura de outros consórcios que já existiam – AMBIP no Bico do Papagaio e Consórcio de Desenvolvimento Regional do Sudeste. No caso desses dois consórcios, algumas modificações estão sendo providenciadas em seus estatutos para se adequarem à proposta de assumirem uma espécie de “guarda chuva” de diversos outros projetos estruturantes e também na área de desenvolvimento social.

O projeto Consórcios do Tocantins que está sendo implementado pela secretaria das Cidades conta com total apoio do governo do Estado que além da orientação técnica e recursos para manutenção ainda vai doar equipamentos como patrulhas mecanizadas destinadas a abertura de conservação de estradas vicinais e limpeza urbana. O projeto atende a orientação do governo do estado de apoiar os prefeitos por meio de associações regionais de municípios. Unidas, as cidades se fortalecem e quem ganha é a população. (Assessoria de Imprensa)