Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário repassará máquinas retroescavadeiras a 11 municípios tocantinenses. A entrega acontecerá na Agrotins – Feira de tecnologia agropecuária, no dia 8, com a presença do Ministro, Pepe Vargas. A Feira que é realizada pelo governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

De acordo com o delegado federal de Desenvolvimento Agrário da SFA – Superintendência Federal de Agricultura, Agostinho de Oliveira Chaves, a chegada das escavadeiras vai mudar o panorama nestes municípios. “Essas máquinas serão de grande importância para os produtores, pois além de melhorar as estradas vicinais para escoamento da produção vão servir, também, para abrir cacimbas e represas para os agricultores”, informou.

O recurso faz parte do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Para a escolha dos municípios foram considerados alguns critérios com pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos); maior participação do PIB agrícola no PIB total do município (até três pontos); possuir maior extensão territorial (até três pontos); ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos).

Os 11 municípios que irão receber as retroescavadeiras são: Araguatins, Arraias, Chapada da Natividade, Combinado, Darcinópolis, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Nazaré, Novo Acordo, Paranã e Taguatinga. (Ascom Seagro)