Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A participação do Sebrae/TO na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) traz, além das experiências já consagradas nas edições anteriores, uma série de novidades. Em 2012, o espaço onde se localiza as atividades desenvolvidas pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), é chamado de “Pomar do Conhecimento”. O local contará com Clínicas Tecnológicas, três pontos de atendimento e 14 estandes para exposição de produtos que gerarão oportunidades de negócios, in loco, ao público visitante.

De 08 a 12 de maio, além desse espaço principal, o Sebrae também estará presente no Pavilhão da Aquicultura e Pesca, com rodadas de negócios, oficinas gastronômicas e consultorias especializadas na área da piscicultura; e na Unidade do Balde Cheio, que trará atendimento especializado na metodologia “Balde Cheio” para produtores de leite com a exposição de uma unidade demonstrativa do projeto.

No dia 11/05, às 15h, em parceria com o Senar, será realizada a entrega do certificado do “Programa Negócio Certo Rural”, para os produtores que participaram do programa, cujo objetivo é levar capacitação de curta duração em planejamento de pequenos negócios para a agricultura familiar e para o agronegócio. No mesmo dia, também será realizado o “Encontro de Bovinocultura”. Das 9h as 12h, acontece o Encontro de Bovinocultura de Corte, e das 14h as 17h acontece o Encontro de Bovinocultura de Leite.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Roberto Magno Martins Pires, o Sebrae é parceiro deste evento, pois acredita que a Agrotins é uma rica oportunidade para apresentar ao público os nossos projetos e as nossas ações voltadas para o agronegócio. “A nossa expectativa é que novos negócios sejam efetivados, gerando assim mais emprego e renda, pesquisa e inovação. E ainda, que as oficinas e palestras disponibilizadas possam gerar conhecimento em prol do empreendedorismo e avanço dos pequenos negócios rurais em nosso Estado”.

A diretora superintendente do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues, reforça dizendo que a principal expectativa do Sebrae para esta edição é atender com qualidade e eficácia os visitantes, gerando oportunidades de negócios para os mesmos. “O Sebrae conta com uma expertise que pode atender de forma plena umas das principais vocações do Tocantins - o agronegócio. Nesta edição da Feira iremos mostrar como o empresário rural pode melhorar ainda mais o seu negócio".

Clínicas Tecnológicas

As Clínicas Tecnológicas, promovidas pelo Sebrae em parceria com diversas instituições, serão mais um vez atrações presentes no evento. Com quatro salas, as palestras terão temas conduzidos por profissionais e pesquisadores das principais instituições ligadas às áreas ambientais e agropecuárias do estado. A programação das clínicas prevê 24 palestras, distribuídas entre os quatro dias da feira. Com duração média de uma hora cada, as atividades trarão temas diversos, que vão desde a “Inspeção de Produtos de Origem Animal” até “Mercado e Comercialização de Frutas”.

Agrotins 2012

A Agrotins é considerada hoje a maior feira de agronegócio e tecnologias para o campo do norte do país. Para o ano de 2012 a irrigação foi elencada como tema principal, atividade que segundo a Superintendência de Irrigação e Drenagem da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins (Seagro/TO), promete ter um crescimento de 20% impulsionado pelas técnicas e procedimentos que serão apresentados na feira.

No Tocantins, existem cerca de 90 mil hectares áreas irrigadas em que se produzem arroz, feijão, milho, soja destinada à semente, milho e cana-de-açúcar. O estado conta ainda com três projetos hidroagrícolas voltados para a fruticultura: o Manuel Alves, no sudeste; o São João, na região central e o Sampaio, que está localizado na região do Bico do Papagaio.