Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

No último final de semana, o deputado estadual José Roberto Forzani (PT) visitou os militares cabo Geovane dos Santos e Major Chaves, presos desde o dia 18 de abril, após terem prisão decretada pelo Comando Geral da Polícia Militar.

Os policiais estão presos por crime militar, acusados pelo Comando Geral de coerção e ameaça, após enviarem uma nota manifesto aos deputados estaduais, no dia 17 de abril, contra o Projeto de Lei do Executivo que estabeleceu mudanças na estrutura e estatuto da PM. No manifesto, os militares afirmam que os parlamentares que votassem a favor dos projetos seriam pessoas “non gratas” nas corporações.

No sábado, 5, José Roberto visitou o cabo Geovane Alves do Santos, presidente da Associação de Cabos e Soldados do Tocantins, que está preso no 6º batalhão da PM, localizado em Taquaralto.“Resolvi fazer essa visita porque entendo que a nota não foi motivo para estas prisões e as considero equivocadas. Os processos de negociações são assim mesmo e eles têm que lutar pelos direitos e por aquilo que entendem que é de direito deles”, disse José Roberto, que já se manifestou na Assembleia Legislativa do Tocantins contra a prisão dos militares.

Neste último domingo, 6, foi a vez do deputado visitar o majorLuís Chaves do Vale, presidente da Associação dos Policias e Bombeiros Militares do Tocantins, no Comando Geral da PM.

Durante a visita Chaves reiterou que foram mal interpretados e destacou quatro itens que seriam pauta de reivindicação da classe, são estas: progressão horizontal, promoção por trintenariedade, promoção dos cabos acima de 15 anos para 3º sargento e acima de 20 anos para 2º sargento, quadro QOE (Quadro de Oficiais Especialistas) e QOS (Quadro de Oficiais da Saúde) alcançado até o posto de coronel e carga horária de 24 por 72 horas. A visita foi acompanhada pelo Coronel Dime (PT), que é vice-prefeito em Pedro Afonso.

Dois pedidos de liberdade já foram negados aos militares que aguardam agora o resultado dohabeas corpusimpetrado no Tribunal de Justiça. “A gente espera que em 10 dias já tenhamos o resultado”, disse o Cabo Giovane. (Ascom José Roberto)