Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu no final da manhã desta segunda-feira, 7, em seu gabinete, no Palácio Araguaia, uma comitiva de empresários espanhóis que pretendem investir no Tocantins. Os empresários, que permanecem no Estado até o próximo dia 10, estão acompanhados pelo conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Embaixada Espanhola no Brasil, José Maria Gómes-Nieves.

Durante a reunião o governador destacou a importância da parceria do Estado com países desenvolvidos como a Espanha, mencionando que é dever dos gestores preparar seu povo para trabalhar e estar em condições de competitividade no mercado de trabalho. “Precisamos aproveitar o dinamismo de países como a Espanha, pois o Tocantins precisa da capacidade empreendedora e dos investimentos dos espanhóis”, pontuou.

O governador afirmou ainda que a iniciativa privada é sempre bem vinda, lembrando que o Tocantins foi o primeiro Estado brasileiro a firmar uma parceria público privada com a Celtins. Siqueira Campos discorreu sobre a logística excepcional do Tocantins, com ênfase nos multimodais de transportes.

Os empresários afirmaram que pretendem trazer suas experiências para colaborar com o Estado e estão muito satisfeitos com a recepção e as possibilidades de novos negócios. A representante do setor agrícola na comitiva, Margarita Bustamante Saínz, falou que vê grande espaço no Tocantins para investimentos espanhóis na área. Em resposta, o governador disse que o Estado tem milhões de hectares de várzeas prontas para o plantio.

A vinda dos empresários espanhóis para o Tocantins é positiva para as duas economias, segundo o governador, que colocou a administração estadual à disposição para que os projetos se concretizem. O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, informou que desde meados do ano passado recebeu do governador a missão de contatar empresários de outros países para apresentá-los ao Tocantins e um dos primeiros países a dar resposta foi exatamente a Espanha. “Essa visita é fruto de um trabalho estratégico iniciado e definido pelo Governador. Nós recebemos a primeira comitiva espanhola onde tivemos um seminário com várias Secretarias de Estado, quando foram definidas áreas de interesse comum e áreas prioritárias, e na sequência estivemos em uma missão oficial em março para preparar a missão oficial do governador. Agora recebemos diversos representantes de empresas espanholas na área de desenvolvimento sustentável, saneamento, que também se encontrarão com o governador na Espanha”, explica Divaldo.

Participaram do encontro o conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Embaixada da Espanha, José Maria Gómez-Nieves, e os empresários Carlos Sánchez Macías, Fernando Enríquez Alcaide, Francisco Berroya Sánchez, José Ramón de Arana Montes, Nuno Pereira de carvalho, Argarita Bustamante Saínz e Antônio Tenreiro. Acompanhavam a delegação espanhola o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, da Infra-estrutura, Alexandre Ubaldo, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, da Cultura, Kátia Rocha, secretário executivo da Seagro, Ruiter de Pádua, presidente da Adapec, Geraldino Ferraz Paz, e diretora técnica do Sebrae, Maria Emília Mendonça Jaber.

Agenda

Ainda nesta segunda-feira o grupo visitará as secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente, da Indústria e Comércio, das Cidades, do Planejamento e da Infraestrutura. A comitiva fará visitação ao Parque Estadual do Cantão e ao projeto de Irrigação São João, nesta terça-feira, 8, e também conhecerá a Agrotins 2012.

As reuniões com os secretários serão sobre questões relacionadas a cada área, além de projetos, necessidades, programas e planos de desenvolvimento. E, segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, “a intenção é sobrevoar os projetos Formoso, Manuel Alves, Tamborá, Dois Rios, além de visitas in loco em obras de infraestrutura (pavimentação), no pátio da Ferrovia Norte Sul, no Parque Estadual do Lajeado e também na Agrotins, onde a comitiva conhecerá as perspectivas e inovações tecnológicas do setor agropecuário no Tocantins”, adiantou.

Sobre a visita da comitiva ao Tocantins, Café frisa que o momento é de buscar novos investidores, tanto nacionais quanto internacionais. “O Tocantins tem recebido investimentos para o setor de irrigação e queremos atrair ainda mais atenção dos parceiros para o agronegócio no Estado”, completou. (Secom)