Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Mais de 30 eventos informativos serão ministrados nesta quarta-feira, dia 9, durante a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que está acontecendo no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado no km-23 da TO-050. A Feira recebe visitas de produtores do Tocantins e de estados vizinhos, como Bahia e Pará.

Só de palestras serão realizadas cerca de 20 e dentre os temas das apresentações, que ocorrerão em quatro auditórios do Centro, estão: Comercialização de Hortifrutigranjeiros, Acesso as linhas de crédito do Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar, Importância das Sementes e Mudas Nativas , e Seguro Agrícola no Brasil e Seguro Receita-Soja.

Outro atrativo são as clínicas tecnológicas, que seguem até sexta-feira, dia 11. Planejando a produção de horticultura; Raiva dos Herbívoros; Programa Nacional de Habitação Rural; Como vender seu mel e Soja: Uma alternativa para agricultura familiar são alguns dos temas abordados pelos técnicos.

Para conhecer como funcionam alguns implementos agrícolas (ensiladeira para foice, silagem de milho e braquiarão, bate estaca, entre outros) os produtores poderão participar das dinâmicas de máquinas. Pela manhã, a apresentação acontece às 10h no estande da Prefeitura Municipal de Palmas e mostra o preparo com enxada rotativa e incorporadora de solo. Já no período da tarde, as dinâmicas ocorrem às 15h, 16h e 16h30.

Os adolescentes e adultos que gostam de atividades físicas terão a chance de participar das gincanas rurais, preparadas pela Secretaria da Juventude. As provas infantis estão marcadas para 9h e as de adultos para 16h30. Os vencedores serão premiados.

De acordo com o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a Feira está ainda mais completa para atender o público (produtores, estudantes e técnicos). “Convido a todos para vir trocar experiência, informações e conhecer a 12ª Agrotins que está excelente”, disse.

Unitins

A Universidade do Tocantins também prepara uma programação especial para esta quarta, com duas palestras e três cursos sobre processamento de frutos tropicais, técnicas agronômicas sobre a cultura da mandioca e instrumentação agrometeorológica.

Programação

A Agrotins 2012 conta com 432 estandes de instituições e empresas ligadas ao agronegócio e pretende fomentar o agronegócio regional por meio da transferência de tecnologias. (Ascom Seagro)