Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

O maior evento de tecnologia agropecuária da Região Amazônica a Agrotins – Feira Tecnologia Agropecuária, começa nesta terça-feira, 8, e segue com programação diversificada até o sábado, 12, no Centro Agrotecnólogico de Palmas. A abertura oficial do evento, acontecerá na manhã da quarta-feira, 9, com a presença do governador Siqueira Campos, do ministro da Agricultura Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, de secretários do Governo, senadores, deputados, prefeitos e demais autoridades.

Com o tema “Irrigação: Negócio Sustentável Líquido e Certo”, a 12ª edição da Agrotins deve atrair cerca de 70 mil pessoas, dentre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e público em geral. De acordo com o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, as expectativas para o evento este ano são as melhores. “Temos um bom momento do agronegócio brasileiro e o Tocantins é destaque nesse cenário de novos investimentos em tecnologias para o campo, como a irrigação, tema da Feira este ano”, afirmou o secretário.

Durante a Agrotins, acontecerá o Fórum Nacional de Irrigação, onde será apresentado o potencial do desenvolvimento de irrigação do Estado.A irrigação, tema do evento, já é destaque no agronegócio tocantinense e será impulsionada ainda mais com a programação do Fórum.Dentre os participantes desse evento, estarão o diretor substituto da Senir – Secretaria Nacional da Irrigação, Cristiano Egnaldo Zinato, a presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu e o secretário da Agricultura, Jaime Café.

Aberta a toda a sociedade, a Agrotins atrai produtores de todo o Tocantins e dos estados vizinhos, como Goiás, Bahia, Mato Grosso, Pará e Maranhão. Mais de 400 expositores apresentarão tecnologias, produtos e animais na Feira.Entre os expositores estão produtores rurais, municípios tocantinenses, órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, empresas de agroenergias, máquinas agrícolas, de construção civil, concessionárias de veículos, associações e instituições bancárias. A Seagro ainda organiza 28 caravanas para garantir a participação dos pequenos agricultores de todas as regiões do Estado no evento.

Programação

Durante os cinco dias de Agrotins, público poderá participar de 61 clínicas tecnológicas, 80 palestras, 10 cursos, três visitas técnicas, nove dinâmicas de máquinas e plantio, três gincanas esportivas e dois Fóruns, sendo um de Agricultura Irrigada e o outro de Reprodução Animal. A programação conta ainda com o I Encontro de Confinadores, Encontro de Bovinocultura de Leite, Encontro de Bovinocultura de Corte, Ciclo de Palestras sobre Silvicultura, Ciclo de Palestras sobre Biocombustíveis, Seminário Caminho para Novos Negócios, torneio leiteiro, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos e provas equestres.

A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, e suas vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins) e conta com a parceria de instituições públicas, da iniciativa privada e de entidades de classe ligadas ao setor produtivo.(Ascom Seagro)