Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Ao som da Banda de Música da Polícia Militar e seguido por centenas de pessoas, o governador do Estado Siqueira Campos, acompanhado do ministro da Agricultura, Jorge Alberto Mendes Ribeiro Filho, abriu oficialmente a 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária. A solenidade de abertura foi na manhã desta quarta-feira, dia 9, e contou ainda com a presença da senadora e presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, do secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, vários secretários de Governo, produtores rurais, deputados estaduais e federais, presidentes de órgãos federais e autarquias, representantes de instituições do setor rural, prefeitos, imprensa e demais autoridades.

Após a abertura das porteiras da Agrotins, Siqueira Campos e o ministro Mendes Filho, acompanhados pela comitiva, percorreram toda a área da Agrotins em visita aos portais da Pecuária, da Piscicultura, da Irrigação e aos estandes dos expositores. No pavilhão da Aquicultura a comitiva foi recepcionada pela presidente do Ruraltins, Miyuki Hiashida, e em seguida, se dirigiram para o gabinete do Governador montado na Feira, ao lado do Auditório Tocantins.

Para Jaime Café, a abertura oficial é um momento especial: de destaque para a Agrotins e de prestígio com a presença do Governador e do Ministro. “Mostra que os governos Estadual e Federal valorizam o evento, e com isso, prestigia o produtor rural e os expositores que participam. Também é uma oportunidade de divulgação nacional, quando o agronegócio tocantinense ganha destaque através da maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte”, completou.

Com o tema “Irrigação: Negócio Sustentável Líquido e Certo”, a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Amazônia, começou nesta terça-feira, dia 8, e segue até sábado, dia 12, com uma vasta programação rural, abordando temas relevantes para o desenvolvimento da pecuária, das energias limpas e da agricultura. A expectativa, é que cerca de 70 mil pessoas passem pelo Centro Agrotecnológico, entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e público em geral.

Programação

A 12ª Agrotins conta com 432 estandes de instituições e empresas ligadas ao agronegócio. Além disso, o visitante pode visitar 61 clínicas tecnológicas, participar de 80 palestras, 10 cursos, três visitas técnicas, nove dinâmicas de máquinas e plantio, dois Fóruns (de Agricultura Irrigada e o de Reprodução Animal) e as gincanas esportivas. A programação conta ainda com o I Encontro de Confinadores, Encontro de Bovinocultura de Leite, Encontro de Bovinocultura de Corte, Ciclo de Palestras sobre Silvicultura, Ciclo de Palestras sobre Biocombustíveis, Torneio leiteiro, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos e provas equestres. (Ascom Seagro)