Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Durante a abertura oficial da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 09, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Alberto Mendes Ribeiro Filho, anunciou uma parceria com o Governo do Tocantins, para a construção de três viveiros de silvicultura (cada um no valor de R$ 1 milhão) e três estações automáticas de meteorologia nos municípios de Campos Lindos, Marianópolis e São Félix do Araguaia - PA. A Agrotins foi aberta oficialmente, nesta manhã pelo governador Siqueira Campos.

Na ocasião, o governador fez questão de ressaltar a importância da Agrotins e do setor agropecuário na sua gestão. “As pessoas hoje estão vendo que é no campo que devem chegar os resultados das pesquisas e avanços tecnológicos, para dinamizar a produção e o aproveitamento da terra”, ressaltou Siqueira.

O ministro agradeceu o destaque do Governo do Tocantins, ao setor do agronegócio e informou que em breve o Estado estará apto para exportar carne para a Europa. Segundo Mendes Ribeiro, o Ministério da Agricultura está passando por mudanças que vão focar o fortalecimento dos escritórios regionais e a erradicação da aftosa no Brasil. “Nós precisamos de uma política agrícola que viabilize estados como o Tocantins a exportar carne para a União Europeia”, disse o ministro, destacando ainda a importância da irrigação no campo.

Cerimônia

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da Agrotins, a presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu; o secretário Nacional de Irrigação, RamonFlávio Rodrigues; o ministro de Recursos Animais do Sudão, Faysal Hassan Ibrahim; o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café; além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos, produtores rurais, dentre outros.

Em sua fala, Jaime Café, que coordena a organização da Agrotins, agradeceu a todas as demais secretarias do Governo e demais órgãos, que também atuam na realização da Feira. O secretário ainda anunciou que na sexta-feira, 11, o Gabinete do governador Siqueira Campos será transferido para o Centro Agrotecnológico de Palmas, onde acontece a Agrotins, para discutir assuntos relacionados ao agronegócio tocantinense. “A Feira começou pequena e hoje é um evento internacional, com presença dos representantes de outros países”, avaliou Jaime Café.

Em sua fala, a senadora Kátia Abreu afirmou que a Feira de Tecnologia Agropecuária já é uma marca registrada de toda região norte e caminha para ser uma das principais do Brasil.

Na ocasião, a presidente da CNA informou que em audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff, foi confirmada a duplicação da BR-153 e os estudos para a construção da hidrovia Tocantins. Segundo ela, essas obras serão “fundamentais para o escoamento da produção do Tocantins e de todo Brasil”.

Agrotins

A 12ª Agrotins, que começou nessa segunda-feira, 8, e segue com variada programação até o sábado, 12. Este ano tem como tema “Irrigação: Negócio Líquido, Sustentável e Certo”, conta com 432 estandes de instituições e empresas ligadas ao agronegócio, 61 clínicas tecnológicas, 80 palestras, 10 cursos, três visitas técnicas, nove dinâmicas de máquinas e plantio, dois Fóruns (de Agricultura Irrigada e o de Reprodução Animal) e as gincanas esportivas, dentre outros. (Ascom Agrotins)