Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Governador Siqueira Campos recebe comitiva sudanesa Governador Siqueira Campos recebe comitiva sudanesa
  • E/D Ministro de Recursos Animais, Pesca e Pastagem, Faysal Hassan Ibrahim, governador Siqueira Campos e embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elkarim

O governador Siqueira Campos recebeu, no início da noite desta terça-feira, 8, em seu gabinete, uma comitiva composta de autoridades e empresários provenientes da República do Sudão. O grupo veio ao Estado, sob a liderança do ministro da Pecuária e da Pesca, Faysal Hassan Ibrahin, para participar da 12ª Agrotins - Feira Agrotecnológica do Tocantins.

A presença da missão no Estado é resultado da visita realizada em março deste ano pelo embaixador sudanês Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, que demonstrou, na ocasião, o interesse em cooperar com o Brasil, usando o Tocantins como elo.

O governador Siqueira Campos explicou que a economia do Tocantins é muito semelhante a do Sudão e que elas podem se tornar complementares. “Acredito em uma aliança proveitosa para ambos e que essa visita será o ponto de partida para um projeto que nasça e se desenvolva atendendo os interesses dos dois povos”, disse ele.

O ministro Faysal Hassan Ibrahin disse que ficou encantado com o Estado, principalmente no que diz respeito à semelhança com a cultura e a potencialidade do Sudão. “Nós vamos conseguir uma cooperação eficiente entre os nossos estados, fazendo com que haja a transferência de tecnologia e conhecimento em diversas áreas”, ressaltou o gestor sudanês, destacando que a principal intenção do Sudão é a troca de aprendizado, com a garantia de uma integração entre os setores privados do Tocantins e de seu País.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, o fortalecimento e o estreitamento dos laços entre o Tocantins e o Sudão estão sendo realizados de forma adequada e isso trará resultados positivos. “Nós vamos apresentar tecnologia e vamos buscar parcerias para produção nos dois estados, isso pode resultar na exportação de produtos para o Golfo Arábico”, completou o secretário

Além da visita à Agrotins, a comitiva participará de diversas reuniões técnicas com responsáveis por áreas como mineração, pecuária, agricultura, tecnologia e pesca. Eles também visitarão o Centro de Aquicultura e Pesca da Embrapa no Estado e se reunirão com empresários locais.

Fazem parte da comitiva o embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elkarim; a diretora do Gabinete Técnico do Ministério, Afaf Abd Elatif Ahmed; o empresário do ramo da pecuária, Ahmed Ibrahim Ádam; o presidente da empresa Mattio de Segurança Alimentar, engenheiro Ihab Mounir Mahareb, e o diretor da empresa Prosperity (múltiplos sistemas), engenheiro Amer Al Manoufi.(Secom)