Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil, por intermédio da equipe da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos – Denarc, apreendeu 150 quilogramas de drogas e prendeu 172 pessoas na capital, por tráfico de entorpecente. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 08 de maio, em levantamento realizado dos procedimentos ocorridos entre 01 de janeiro de 2011 a 07 de maio de 2012.

O secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, disse que a determinação do governador é de tratar com tolerância zero a criminalidade e o tráfico de drogas, segundo ele, combatendo o tráfico de entorpecentes também se combate outros crimes.

Para o delegado Chefe da Polícia Civil, Eliú de Andrada Jurubeba, os números mostram o trabalho realizado em conjunto pelas equipes de Policiais da Capital, coordenadas pela Diretoria de Polícia da Capital nas operações contra o Crack.

De acordo com o delegado titular da Denarc, Rossílio Souza Correia, a maioria das prisões se deu graças ao trabalho de inteligência da Polícia Civil, principalmente por intermédio do trabalho de campo, monitoramento dos pontos de vendas de drogas, cumprimento de mandado de busca, representação de prisão temporária e prisões preventivas, cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, entre outros inquéritos.

“Nós estamos trabalhando dia e noite para coibir o tráfico de entorpecentes na Capital, e acreditamos que estamos no caminho certo, pois estamos dando uma resposta à sociedade, prendendo traficantes toda semana e é claro fechando pequenas, médias e grandes bocas de fumo na Capital”, frisou Rossílio.

Somente no ano de 2012, a Polícia Civil prendeu 56 pessoas e concluiu mais de 40 inquéritos policiais. Nos últimos 30 dias foram realizadas três grandes operações no combate ao tráfico de drogas, onde foram cumpridos quase 40 mandados de busca e apreensão. O resultado foi a prisão de 20 pessoas, além da apreensão de mais de 7 quilos de crack.

Ainda segundo o delegado Rossílio, a maioria das pessoas presas por tráfico de drogas ainda encontram-se recolhidas na Casa de Prisão Provisória de Palmas. O motivo é que o tráfico e a associação para o tráfico são crimes inafiançáveis e que, em alguns casos, não cabe pedido de liberdade provisória sem fiança. O que obriga o traficante a ficar preso até a condenação final.

Rossílio afirmou ainda que a expectativa da equipe da Denarc é superar, em 2012, as apreensões feitas no ano de 2011. No ultimo ano, a Polícia Civil apreendeu 8.360,14 kg de Crack, 126.552,51 kg de Maconha, 3.033,04 kg de Cocaína e ainda 36,78 gramas de Haxixe. (Ascom SSP)