Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Como em toda edição, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantinsé vitrine degrandes inovações tecnológicas. Nesta 12ª Feira, a empresa PPM Enterprise, de Abadiânia (GO), apresenta uma máquina bate estaca de última geração, na dinâmica de máquinas das 16h. A tecnologia facilita o serviço de construir cerca de arame no campo. A Feira segue até sábado, dia 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A inovação é de alto padrão e garante o máximo de pressão, utilizando um martelo de 380 quilos, com alto impacto devido ao eixo vertical estático. A máquina também tem um sistema hidráulico de três tempos que permite máxima precisão lateral e de inclinação.

Segundo o zootecnista da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Gilmar Barbosa, a máquina de tecnologia européia leva 20 segundos para bater a estaca. “Substitui cerca de 40 homens, em uma diária de serviço batendo 500 estacas. Isto gera uma redução de 50% nos custos”, destacou.

O produtor, Nelmo Kliemamm, que tem uma propriedade no município de Aparecida do Rio Negro, apreciou a inovação. “É excelente essa tecnologia, pois é econômica e reduz a mão de obra. Com certeza vou adquirir”, comentou.