Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação


A Feira Literária do Tocantins (Flit), que agora se encontra no município de Paraíso, ofereceu aos servidores da Educação a oficina “EJA”, ministrada pela subsecretária de Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Marciane Machado. O objetivo da oficina é preparar e sensibilizar educadores para as atividades pedagógicas voltadas exclusivamente para jovens e adultos.

De acordo com a professora Marciane, para atuar nesta área é necessário devoção, havendo, ainda, a necessidade de se dar novo significado à proposta da EJA. Ainda segundo a professora, neste segmento da Educação a diversidade está muito presente, pois ela é aplicada nos meios urbanos, rurais, nos presídios, nas comunidades quilombolas. “E este gosto deve estar desperto em todos os educadores envolvidos com a EJA, que devem entendê-la como um direito que todos têm de aprender ao logo de ao a vida. Por isto, devemos ressignificar o sentido dado à Educação para Jovens e Adultos, desmistificar a questão de que ‘papagaio velho não aprende a falar’”, ressaltou.

Transformando vidas

Atualmente com 40 anos de idade, Neurisman Martins Ribeiro, auxiliar de serviços gerais do Colégio Estadual Cristalândia, da cidade de Cristalândia, afirmou que a EJA transformou positivamente a vida dele. “Eu já trabalhava na escola e via que muitos conhecidos meus, amigos com a mesma idade e até mesmo mais velhos, tinham retomado os estudos. A partir daí eu me senti estimulado, motivado a voltar para sala de aula após sete anos sem estudar. Com isto, eu aprendi que não tem idade para se aprender, basta acreditar e estudar”, falou Neurisman. (Ascom Seduc)