Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Municípios- ATM promoveuno auditório da entidade em Palmasna manhã desta quinta-feira, 10, um encontro com vários gestores para discutir as estratégias de implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 do Governo Federal. Mais de 80 gestores participaram do início da solenidade.

O presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) saudou todos os colegas gestores presentes na solenidade. “Esse momento de hoje onde nós nos reunimos para assinatura do termo entre união e municípios se deve em primeiro lugar a atuação e prestígio do senador João Ribeiro. Obrigado senador pela sua atuação”, salientou.

Silvino expôs que antes apenas 44 municípios tinham sido contemplados com o programa e sendo assim a ATM procurou o senador João Ribeiro quando foi pleiteado que o Estado fosse contemplado com mais moradias.

O presidente pontuou que os gestores enfrentam todos os dias vários problemas mas têm se esforçado para melhorar a cada dia a vida dos munícipes. Falando sobre a burocracia e necessidade do cumprimento dos prazos, Silvino disse que é preciso o entendimento e avanço com relação ao programa. “Hoje estamos caminhando para vencer essa etapa. Essa solução vai vir com união e esforços da ATM, do Estado, do senador João Ribeiro e da união através do ministério das cidades”, disse.

Silvino tranquilizou os gestores presentes com relação aos impasses pendentes do programa e disse que a entidade junto com os parceiros não medirão esforços para resolver. “Queremos agradecer o governo pela maneira como tem tratado a ATM. Todos os secretários estão trabalhando afinados com a ATM”, frisou.

O senador João Ribeiro, durante sua fala, lembrou que desde a primeira versão do programa, aindana gestão do ex-presidente Lula, esteve engajado na luta pelas moradias e frisou que as parcerias são importantes. Ribeiro relatou também sobre o impacto social do aumento de moradias para os municípios do Estado.“ Este evento é importante para estar todos unidos para o futuro do Estado do Tocantins.

Solenidade

Participaram da abertura o senador João Ribeiro (PR), a deputada estadual Luana Ribeiro, o secretário Estadual de Habitação, Raimundo Frota, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino e ainda o representante da Superintendente da Caixa Econômica, Maria Luzia Aguiar, Jairan Bandeira bem como representantes da Celtins.

A intenção do evento é também orientar os gestores com relação ao Termo de Cooperação que foi assinado entre as prefeituras e o Ministério das Cidades, parceiro do evento. Os prefeitos serão também orientados com relação ao uso do Sistema de gerenciamento do programa.

Em seu pronunciamento, Galdino frisou que o evento é importante para os municípios. “Mais uma conquista na luta dos prefeitos no sentido de dar um bem tão precioso para a população que é a casa”, frisou. O presidente da ATS resaltou o esforço do senador João Ribeiro e do presidente Silvino para a implantação do programa. “Estamos juntos nesta parceria, nesta luta”, garantiu frisando a importância dos consórcios na luta das demandas dos municípios.

O secretário de Habitação, Raimundo Frota salientou que os municípios são alvo de vários problemas e sendo assim se colocou à disposição de todos os gestores. “Estamos fazendo um termo para que o Estado possa ajudar os municípios junto ao Ministério”, pontuou. “Este programa precisa do apoio de todos”, completou. Todas as pendências com relação a outros programas de moradia serão tratadas caso a caso e de maneira firme, segundo o secretário.

Frota defendeu ainda que as unidades habitacionais sejam concluídas. “As questões políticas não podem interferir nas conclusões das obras que é o que a população mais quer”, disse.

A deputada Luana Ribeiro explanou sobrea meta do governo federal de reduzir o défict habitacional no país. “ Além de resolver parte do problema habitacional essas obras que vão acontecer nos municípios geram emprego e renda”, disse a parlamentar que aproveitou para mencionar ainda que o Estado recebeu 130 creches do governo federal através da gestão do senador João Ribeiro.

Orientação

À tarde um técnico social do programa vai orientar os representantes de cada cidade sobre todos os aspectos do programa. A minuta do projeto de lei que os prefeitos devem encaminhar para aprovação da Câmara será disponibilizada no Site da ATM ainda nesta quarta-feira.

Outros assuntos

No evento foram discutidos ainda outros assuntos como a situação dos Hospitais Municipais e os repasses de FPM para os municípios menores. (Ascom ATM)