Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Festival Chico de Cinema e Vídeo realiza encontro entre as ABDs nortistas do Brasil, as seções estaduais no norte da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas durante a edição 2012. A entidade tem 38 anos de fundação e está representada nos 26 estados e no Distrito Federal, atuando em prol do cinema cultural, em especial o documentário e os curtas: articulando políticas que promovam estes formados e fortaleçam seus profissionais.

Jaime Lerner, Presidente da ABD Nacional, comenta que “Um encontro no Norte, vendo como esta região se insere no panorama do audiovisual brasileiro e no novo cenário que se está desenhando com a Lei 12485, além dos problemas e desafios de cada estado da região, é de extrema validade, e junto a isso reunir os diretores da ABD nacional, oriundos das 5 regiões do Brasil, fecha o circuito desta capilaridade, dando ao evento uma dimensão ainda maior”. O Diretor de Articulação e Integração, Guto Pasko, destaca que "Tendo em conta as proporções continentais do Brasil e a concentração histórica dos recursos financeiros, profissionais e salas de cinema em poucas regiões do país, a ABD Nacional tem papel fundamental no fomento da discussão e formulação de propostas no sentido de descentralizar o acesso aos recursos públicos. O encontro com as ABDs da região norte é fundamental para entendermos as demandas específicas e trabalharmos em prol delas, principalmente em um momento importante para a produção independente com a nova Lei 12.485".

O Festival Chico 2012 acontece de 6 a 15 de julho, em Palmas, durante a Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT; sendo realizado pelo Centro de Imagem e Som e patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação, com o apoio da Secretaria da Comunicação e a participação da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições de vídeos estão abertas até o dia 2 de junho e podem ser realizadas pelo site www.festivalchico.com.br

A mostra competitiva do Chico terá 9 categorias de premiação, sendo 3 destas para a produção tocantinense: reportagem, publicidade e curtas. Os curtas do Tocantins serão avaliados tanto pelo júri técnico quanto pelo popular, sendo os vídeos de temática e gênero livres. As categorias Brasil são 5: Videoclipe, Animação, Infantil e Ambiental, além da categoria Curta Brasil, também de temática e gênero livres. Existe ainda uma categoria regional,Doc Amazôniaque contempla as produções documentais dos 9 estados integrantes da Amazônia Legal. Na categoria, podem ser inscritos documentários com duração de até 30 minutos. (Assessoria de imprensa do evento)