Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será inaugurado nesta sexta-feira, 11, às 9 horas, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, ao lado da Agrotins, o Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia, e o Banco de Germoplasma da instituição. A solenidade vai contar com as presenças do governador Siqueira Campos(PSDB), do secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, do reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, e pesquisadores. Além da inauguração, a Unitins vai assinar um termo de cooperação técnica com a Embrapa – Empresa Brasileira de

Pesquisa Agropecuária, assim como o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins.

No Centro de Referência serão ministrados estudos avançados sobre o conhecimento da pesquisa agropecuária vegetal e animal, considerando cada nível de informação. O Centro ainda será utilizado para apoiar as pesquisas em agroecologia, climatologia, agricultura familiar, e abrigar cursos de capacitação para técnicos e profissionais, bem como para estudantes de escolas técnicas agrícolas e de graduação.

O Banco de Germoplasma servirá de depositado do patrimônio genético animal e vegetal do Estado do Tocantins. Ficarão armazenadas as sementes crioulas – sem melhoramento genético - e raras de feijão, arroz, milho, além de outros grãos que servirão para propagar as pesquisas de diversas instituições e ainda serão fonte de diversidade genética para estudos sobre o funcionamento dos genes. Já o material genético animal geralmente se constitui de parte de animais silvestres ou sangue possibilitando os pesquisadores descobrirem a função de cada gene nas diferentes espécies.

O Centro de Referência em Agroecologia, Agricultura Familiar e Climatologia e o Banco de Germoplasma da Untins foram construídos e equipados através do programa Estruturante 2006, realizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia,Unitins, e a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.

Foram investidos R$ 841.422,98 na construção de dois prédios, aquisição de equipamentos e materiais para pesquisa. De acordo com o pesquisador da Unitins Lucas Koshy Naoe, coordenador da pesquisa "Conservação e preservação dos recursos genéticos”, que faz parte do convênio Estruturante, o Banco de Germoplasma será o guardião da variabilidade genética estadual e ficará disponível para o melhoramento de plantas e animais das instituições públicas e privadas.

Termos

A Unitins e a Embrapa assinarão um termo de cooperação técnica, visando o desenvolvimento da agricultura, a melhoria da renda e o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, em prol das cadeias produtivas do arroz e do feijão no Tocantins. Inicialmente, os esforços das duas instituições estarão concentrados nos seguintes pontos: melhoramento genético, ou seja, desenvolvimento de novas variedades; estudo das doenças que afetam a cultura do arroz; manejo de nitrogênio na cultura do arroz; e pragas na cultura do arroz.

O Ruraltins e a Embrapa firmarão um termo de cooperação técnica com objetivo de conjugação de esforços entre as instituições para execução de trabalhos de transferência de conhecimentos e tecnologias sobre as culturas de arroz e feijão para técnicos das Assistências Técnicas e Extensões Rurais – ATER’s do Estado do Tocantins e para produtores dos projetos da região sudoeste do Tocantins, visando o desenvolvimento da agricultura, a melhoria da renda e o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, em prol das cadeias produtivas do arroz e do feijão no Estado do Tocantins. (Secom)