Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Durante a programação que o Sebrae prepara para a Agrotins 2012 está prevista a cerimônia de entrega de certificados do Negócio Certo Rural para os produtores que participaram do programa, no dia 11 de maio, às 15h. O programa é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e objetiva levar capacitação de curta duração em planejamento de pequenos negócios para a agricultura familiar e para o agronegócio.O evento contará com a participação de 420 produtores. Para isso serão organizadas caravanas vindas de 16 municípios tocantinenses.

De acordo com a superintendente do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues, o programa ensina para os produtores rurais o passo a passo para fazer um plano de negócios rural, ondeelescomeçam a olhar sua propriedade como uma empresa. A diretora técnica Mila Jaber reforça dizendo que o objetivo do programa é “melhorar o desempenho das atividades já praticadas na propriedades rurais, contribuindo para o aumento da renda da propriedade, além de incentivar os jovens a investirem nas propriedades dos pais ou em oportunidades de negócio capazes de fixa-los nas comunidades”.

“O Programa Negócio Certo Rural é importantíssimo porque capacita o produtor e a sua família para a gestão eficiente da propriedade. O pequeno e médio produtor passam a enxergar todos os aspectos de um empreendimento, descobrindo novas possibilidades para gerar renda e receita. Estamos formando empreendedores rurais. Sem dúvida alguma, esta parceria do SEBRAE com o SENAR é um casamento perfeito, pois une as melhores práticas da gestão com o nosso conhecimento das peculiaridades do campo e experiência do SENAR em educação”, ressalta a senadora Kátia Abreu.

A produtora rural Vilma Maria Gomes, de Santa Fé do Araguaia, afirma que após o curso aprendeu a administrar melhor sua propriedade. “Esse programa é fundamental para os homens e mulheres do campo. Com ele a vida pode ser bem melhor, pois com conhecimento é mais fácil melhorar o aproveitamento do nosso negócio. Fiquei muito satisfeita em ter participado e pretendo continuar me capacitando”, finaliza a produtora.

O Programa

Os produtores rurais participam de cinco etapas que os capacitam em como encontrar uma ideia de negócio, verificar sua viabilidade, formalizá-lo, organizá-lo e administrá-lo, além de promover o relacionamento com o mercado. A iniciativa funciona pelo método de consultoria realizada em propriedades, assentamentos e associações rurais por meio da parceria com os sindicatos rurais.

O curso é gratuito e ocorre presencialmente com um instrutor, sob a coordenação de um gestor, e está dividido em 05 encontros de 06 horas cada, que acontecem de 15 em 15 dias. O produtor rural que participa do Negócio Certo Rural recebe consultorias eformas inovadoras para expandir o seu negócio.

No final de cada encontro, o participante preenche um formulário de avaliação e entrega ao instrutor. Esta avaliação é anônima e tem como objetivo continuar melhorando os processos deste curso. Para ter direito ao certificado de conclusão, o participante deverá ter no mínimo 80% de presença e elaborar o plano de negócio. Após o término do curso, os alunos que abrirem efetivamente seus negócios terão mais quatro horas de consultoria. Os que fizerem melhorias no negócio já existente ganharão mais duas horas.

Para participar o interessado de qualquer região do estado pode procurar o Sebrae, Senar ou Sindicato rural mais próximo e solicitar o treinamento ou ainda acessar o site do Programa Negócio Certo que traz todas as informações para a realização do cadastro além das informações gerais sobre o projeto. (Ascom Sebrae)