Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Rio Sono, distante 150 quilômetros de Palmas, comemora 30 anos de emancipação política. O aniversário, completado no dia 14 de maio, vai ser antecipado para este sábado, 12. Entre a programação, maratona, queima de fogos e shows com artistas regionais e com a Banda Feijão de Corda.

O município está localizado na região Leste do Tocantins e tem uma área de 6.357 quilômetros quadrados com 6.259 habitantes, segundo último censo do IBGE. As águas que correm no entorno do município deram o nome ao lugar.

Oficialmente a história de Rio Sono começa em 25 de maio de 1981, quando políticos, lideranças locais, professores, estudantes e o então prefeito de Lizarda, Altamir Alves Bezerra e o presidente da Câmara de Vereadores da época, Antônio Nazário de Castro, fizeram um abaixo-assinado seguido de 243 nomes, onde se pedia a emancipação do então povoado Rio Sono. O processo se deu no ano seguinte, com a lei de nº 9.185, de 14 de maio de 1982.

O comerciante Desidério Barros de Melo, 81 anos, acompanhou de perto a transformação. Ele mudou para o município transferido da cidade de Tupiratins onde era funcionário da saúde, responsável por fazer extrações dentárias. “Eu cheguei no dia primeiro de maio de 1970. Tinham 38 casebres. Eram 4 horas da tarde. Nunca vou esquecer, fiz 43 extrações em 22 pessoas nesse mesmo dia”, lembra contente o comerciante que também teve participação decisiva na vida de muitos moradores.

“Cortei a fita do primeiro posto de saúde, quando Rio Sono nem era cidade. Cheguei a fazer parto, emendar pernas e tem muita gente com dentadura que eu fiz”, comenta Melo.

A professora aposentada Heleni Alves Bezerra, 60 anos, fez um manuscrito contando toda a trajetória e versões da história de Rio Sono. A pesquisa pessoal foi fruto de um desejo particular. Deixar eternizada para a família o carinho que ela tem pelo lugar onde escolheu pra viver. “Rio Sono tem uma história muito bonita”, revela.

Prefeita

Rio do Sono é administrado pela prefeita Deusdivina Francisco da Rocha. A prefeita chegou ao município logo depois da emancipação e criou quatro filhos que hoje são dois médicos, um advogado e um administrador. “Sou formada em Normal Superior e sei que a educação é essencial na vida de qualquer pessoa. É muito bom fazer parte dessa história. Ver os meus e os filhos dos riosonenses sendo destaques no Estado e no País”, diz a prefeita.