Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Programa de governo, planejamento, desenvolvimento sustentável, políticas sociais, afirmação de direitos e participação cidadã foram alguns dos temas debatidos pelos participantes do Curso de Formação Política para Pré-Candidatos/as do Partido dos Trabalhadores do Tocantins. O curso, que começou nessa sexta-feira, 11, e prossegue neste sábado, 12, no Hotel Turim, contou com a participação do presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, do deputado estadual José Roberto Forzani, e da representante da Escola Nacional de Formação Política do PT - ENFPT, Jupira Cauhy na abertura.

Na abertura do Curso, a secretária estadual de Formação Política, Maria Helena Lopes, falou sobre a história do Partido e relembrou um militante histórico da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, Padre Josimo Tavares, assassinadohá 26 anos. “Padre Josimo nos dizia que não bastava ter só a palavra, era preciso ter ação. E a história do PT no Estado passa pela trajetória desse lutador. Nós escolhemos o PT porque acreditamos que o PT é o melhor e que ele faz diferente. E nós acreditamos que vamos chegar lá e que em 2013 alcançaremos nossos objetivos”.

De acordo com Jupira Cauhy, o curso conta com textos e vídeos aulas, e foi elaborado pela ENFPT com a participação dos formadores da escola, dirigentes partidários e petistas que atuam em governos e no parlamento, orientando os municípios e pré-candidatos com base nos princípios norteadores do PT. “Nós temos como meta que as orientações desse curso sejam utilizadas durante todo processo. O curso tem um conteúdo bastante extenso, que é a sistematização da experiência do modo petista de governar e do modo petista de atuação parlamentar, ou seja, na experiência do PT nos governos e parlamentos, atualizado com os resultados das ações do governo federal nos municípios”, explicou. O curso já foi realizado em 15 estados.

“O curso está sendo extraordinário e tenho a certeza que as pessoas que estão participando sairão daqui renovadas e prontas para enfrentar os desafios postos e conquistar os objetivos” reforçou a pré-candidata a prefeita em Mateiros, Jucileide Gonçalves da Silva.

O presidente estadual, Donizeti Nogueira, participou do curso e falou sobre a conjuntura estadual política para o Partido. “O PT mantém sua independência, e busca alianças produtivas que queiram contribuir com um projeto de desenvolvimento do PT para os municípios e assim fortalecer nosso partido no Estado. Nessas eleições nós temos que fazer as alianças certas, primeiro que sejam boas para o município, segundo, que fortaleçam o PT“.

Cursos ENFPT

De acordo com Jupira, todo material está disponível na Internet, possibilitando aos filiados e filiadas do PT acesso aos cursos oferecidos pela ENFPT. “Qualquer filiado pode acessar o site da escola, fazer sua inscrição, se organizar e estudar sozinho. Para os lugares onde não há bom acesso à Internet, a escola também disponibiliza DVD com todo o conteúdo”.

Participantes

O primeiro dia de formação contou com a participação de cerca de 80 pré-candidatos a prefeitos/as e vereadores/as, vindos dos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Miracema do Tocantins, Barrolândia, Monte Santo, Dois Irmãos, Lizarda, Rio Sono, Pium, Santa Rosa, Silvanópolis, Dianópolis e Palmas, e também do vice-presidente estadual do PT, Herlan Torres, do secretário estadual de Assuntos Institucionais, José Geraldo, dos membros do Coletivo de Gestores de Formação Política, Divino Mariosan, Fabriciano e Freitas do PT, chefe de gabinete da deputada Amália Santana, da conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, Gleidy Braga, e dos coordenadores de Macrorregionais de Porto Nacional, Paraíso e Dianópolis, Erazine Fonseca, Paulo Motta e Tuca Pereira, respectivamente. (Assessoria de Imprensa)