Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A pecuária de leite foi muito bem atendida na programação da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. Além do torneio leiteiro, Fórum de Reprodução Animal, Feira de Reprodução, palestras, cursos e clínicas, foi realizado o Encontro de Bovinocultura de Leite, na tarde desta sexta-feira, dia 11. Na ocasião, foram abordados temas como alimentação, melhoramento genético, inseminação artificial, matriz leiteira e produção para bovinos de leite.

A Agrotins teve início na terça-feira, dia 8, e encerra neste sábado, 12, por volta das 18 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas.


A palestra ‘As características de uma boa matriz leiteira’ foi proferida pelo zootecnista da Embrapa Pesca e Aquicultura, MSc. Cláudio França Barbosa. Ele ressaltou que o produtor de leite moderno sabe que é chegada a hora de desenvolver estratégias de preparação para o futuro, de uma maneira apropriada e a tempo. “Esta preparação passa pelos critérios de seleção das vacas produtoras de leite na fazenda, independente do tamanho da propriedade”, explicou.


Segundo o palestrante, o processo para o produtor formar um rebanho de qualidade para produção de leite, começa com uma aquisição criteriosa. “Para isso, é preciso ficar atento para as principais características produtivas de vaca leiteira, que são: vida útil ou produtiva longa, boa conformação de úbere que reduz a incidência de mastite, ausência ou mínimo de problemas de reprodução, conversão alimentar eficiente para produção de leite, boa conformação de cascos, enfim, que seja uma vaca saudável com boa resistência, que minimiza a incidência de doenças”, enumerou.


Barbosa listou ainda as características das matrizes especializadas na produção de leite, conforme são observadas pelos juízes nos julgamentos. “As vacas possuem formas angulosas, ossos salientes, musculatura enxuta, dorso fino, ventre grande, úbere desenvolvido, posterior mais desenvolvido que o anterior, temperamento dócil e fácil manejo, lactação de 305 dias, produzir uma cria por ano, alta produção de leite com alta percentagem de gordura e proteína, entre outras”, frisou o zootecnista da Embrapa.

Melhoramento Genético


Na palestra “Uso de Inseminação Artificial Como Ferramenta de Melhoramento Genético Animal”, o médico veterinário e diretor da Clivar, Danilo Pincinato, apresentou o projeto MGR - Melhoramento Genético do Rebanho, executado através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Clivar.

O programa teve início em 2005 e já inseminou mais de 13 mil matrizes, em 34 municípios. Para 2012, a meta é realizar a inseminação em 2.500 matrizes em todo o Tocantins. “Essa ação beneficia os pequenos produtores e assentados, visando melhorar e aumentar o rebanho leiteiro e de corte do Estado e viabilizar a inseminação artificial. Uma oportunidade única para os produtores do Tocantins”, destacou.


No encontro, ainda foram ministradas as palestras: ‘Alternativas de Volumoso no Período da Seca’, com o zootecnista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Pedro Henrique de Alcântara e a ‘Importância da Água na Produção de Leite’, com o diretor da Junqueira representações, Pedro Junqueira.


Agrotins


A 12ª Agrotins tem como tema: “Irrigação: Negócio Sustentável, Líquido e Certo”, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas instituições vinculadas: (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. (Ascom Seagro)