Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 14 de maio, o município de Colmeia comemora seu 32º aniversário de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura de Colmeia, por meio da Secretaria de Ação Social, realiza na Feira Coberta, a partir das 8 horas, o evento “Confraternização e Cidadania”.

Durante todo o dia, a população poderá tirar RG, 2ª via de CPF, carteira de reservista e carteira de trabalho. Além disso, serão disponibilizados cortes de cabelo gratuitos e um espaço de lazer para as crianças com brinquedos e jogos recreativos.

Para finalizar as atividades será realizada na quadra de esportes do centro, a Tarde Sertaneja, com apresentação do grupo Pancadão dos Muleques, de Palmas.

Um pouco de história

A formação de Colmeia teve origem com a chegada dos primeiros moradores à antiga Fazenda do Sabugo, onde se desenvolveram atividades agropecuárias. Na região, existiam algumas jazidas minerais, para onde migraram muitos garimpeiros provenientes do Maranhão e de outros estados. Com a decadência da exploração mineral, alguns garimpeiros fixaram-se perto da antiga fazenda, passando a se dedicar à agricultura.

Por estar localizado próxima ao município de Guaraí, às margens da rodovia BR-153, o povoado experimentou um rápido crescimento, sendo seu território desmembrado do município de Pequizeiro. O nome Colmeia se deve à grande quantidade de abelha tiúba existente na região.

Desenvolvimento

Protagonista da história do Estado, a “Princesinha do Tocantins”, como é conhecida a cidade, vive um período de desenvolvimento econômico-social com a realização de várias obras e projetos.

Atualmente é administrada pelo professor Ermilson Pereira. “Nossa cidade vive um momento de desenvolvimento econômico e social que a geração mais nova nunca tinha visto. Somos uma das cidades mais importantes de nossa região e estamos entre as que mais crescem no Estado. Colmeia tem se desenvolvido e a cada dia se torna um lugar melhor para se viver”, avalia Professor Ermilson, que também anunciou para o próximo dia 16 de junho, durante o Arraíá do Povão, o show do cantor Frank Aguiar