Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O desembargador Marco Antony Villas Boas negou o recurso impetrado pelo prefeito afastado de Araguaina, Valuar Barros (DEM), e o democrata continua afastado da prefeitura que tem à frente interinamente o vice-prefeito Amilton da Caixa do PSDB. Valuar confirmou que vai recorrer da decisão de Villas Boas e continua alegando que seu afastamento foi injusto. O advogado Publio Borges informou ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 14, que ainda está analisando para recorrer.

Na cidade, as especulações de que o atual prefeito pretende entrar na disputa deste ano crescem a cada dia. Aliados de Amilton afirmam que mesmo antes de assumir a prefeitura o tucano não descartava tal possibilidade mas no momento está focado nas alterações que está promovendo na administração.O Conexão Tocantins conversou com o presidente regional do PSDB, Ernane Siqueira na manhã desta segunda-feira, 14, e ele frisou que o momento é de observação.

“Não sabemos com será ainda. Precisamos observar e fazer uma análise mas é claro que a permanência do Amilton como definitivo na prefeitura pode sim alterar o quadro político”, frisou.

Para o PSDB, uma possível pré-candidatura de Amilton depende da decisão da justiça sobre a permanência dele no cargo e ainda de uma conversa do tucano com o governador Siqueira Campos. “O Amilton ainda não conversou com o governador e precisamos aguardar esta conversa para saber como será”, considerou Ernani.

Governo e PR

Uma possível candidatura de Amilton pode afetar diretamente os planos do pré-candidato do PR, Ronaldo Dimas que deixou o cargo de secretário das Cidades no atual governo para disputar a prefeitura da cidade inclusive com indicativo de apoio por parte do governo estadual. Analisando o atual quadro na cidade com o afastamento de Valuar, Dimas teceu críticas ao cenário administrativo de Araguaina e frisou que a população quer mudança e não aguenta mais do jeito que está.

No bloco de oposição o peemedebista Elenil da Penha continua com o nome lançado mas segundo informações ao Conexão Tocantins a ex-prefeita Valderez Castelo Branco (PP) está se preparando para retornar ao cenário de articulação junto às legendas aliadas.