Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A região do Bico do Papagaio contará com mais uma edição da Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (FEAPA) que acontece de 17 a 20 de maio. O evento é direcionado à pequenos produtores agrícolas que tem como objetivo repassar técnicas de desenvolvimento sustentável e comercialização de alimentos e produtos agropecuários produzidos pela agricultura familiar.

O Sebrae é parceiro da iniciativa e estará presente com programação diversificada. Para a 5ª edição da feira estão previstos postos de consultoria e atendimento do Sebrae – com ênfase no Programa Negócio à Negócio – além de duas palestras: “Mulher empreendedora” voltada à orientar o público feminino atendido sobre as potencialidades na geração de negócio, e a palestra “Balde Cheio” que trará as orientações da técnica de manejo de gado leiteiro, visando aumento na produção.

O evento é uma realização do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (IDEP), com apoio do Consórcio Estreito Energia (Ceste). O local do evento é o Parque de Realizações da Feapa, espaço inaugurado em 2011, durante a 4ª edição da feira.

Para Walter D’Aquino da Silva, Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, a expectativa de participar da feira é poder “levar até os produtores daquela região um conhecimento que não se resume à agricultura familiar. Levaremos técnicas de gestão, podendo assim ajudar no desenvolvimento do negócio de maneira mais ampla”, explica Silva.

Durante a programação da Feira também estão previstas atividades de lazer e esporte como a já tradicional “Cavalgada da Feapa”, com premiação para a comitiva e o cavaleiro (ou amazona) melhor caracterizados, além de Torneio de Futebol, leilão de animais, Shows e apresentações culturais e Parque de Diversões.

Edições Anteriores

Realizada pela primeira vez em 2008, a Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (Feapa), é um evento que movimenta a cidade de Palmeiras do Tocantins, localizada no Centro - Norte do Estado. Com cerca de 5.000 habitantes, a cidade chega a receber quase o quádruplo de pessoas durante os dias de evento.

A 4ª edição da Feapa trouxe, além do novo espaço fixo de organização da Feira, um grande volume de negócios movimentando a economia da cidade e da região circunvizinha. Além disso, a geração de empregos também é destaque. Segundo dados da organização do evento em 2011, foram gerados 400 empregos diretos e 1200 empregos indiretos, entre expositores, tratadores de animais, ambulantes, pessoal de apoio e produtores.