Campo

Foto: Juliano Ribeiro

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, participará de eventos com produtores rurais dos estados de Mato Grosso e Goiás, para apresentar o potencial agrícola do Tocantins. Acompanhado do secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, e do diretor de Sustentabilidade da Seagro, Corombert Leão, Café pretende atrair novos investidores para o Estado.

Os encontros com produtores rurais acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de maio. A primeira reunião será na cidade de Lucas do Rio Verde (MT). No dia seguinte, os secretários tocantinenses seguem para Chapadão do Céu (GO) e por fim passarão em Jataí (GO). Na ocasião, a comitiva visitará propriedades rurais destas localidades para também conhecer tecnologias de produção da região que mais produz grãos no Brasil.

O secretário da Agricultura ressalta que o agronegócio no Estado cresceu muito e ainda pode se desenvolver mais, o que demonstra o grande potencial tocantinense. Segundo ele, houve avanços da pecuária, como o crescimento de 11,3% da exportação de produtos de origem animal, que saltou de 44 mil toneladas em 2010, para 49 mil toneladas, em 2011. ”Na produção de grãos, registramos um crescimento médio na ordem de 11,5% na safra 2010/2011 e temos um potencial muito maior”, acrescentou Café.

O diretor da Seagro, Corombert Leão, também fará apresentações nos encontros, onde deve apresentar o projeto pleiteado pelo Governo, para integrar Mato Grosso e Tocantins, através da Rodovia Transbananal. Os encontros com produtores dos três municípios foram organizados pela Seagro, em parceria com os sindicatos rurais e as prefeituras dos estados. (Ascom Seagro)