Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 23, para falar sobre a situação da saúde do Tocantins.

A parlamentar fez uma retrospectiva dos acontecimentos desde o início do atual Governo. “O governador assumiu fazendo críticas severas a todas áreas da gestão anterior, em especial a saúde, e com base num relatório fotográfico fez o Decreto de calamidade. Assinou um convênio com a CMB e foram gastos R$ 4 milhões para a realização de estudos sobre melhor modelo de gestão hospitalar. Questionamos a necessidade deste estudo, pois a realidade da saúde já era conhecida por todos e não havia necessidade”, ressaltou.

Josi lembrou que questionou o Decreto de calamidade por entender que na época não havia tal situação. “Noticiamos ao MPE o que resultou na propositura de Ação Civil Pública pelo MPE”, ponderou.

Sobre a terceirização, Josi afirmou que junto com os deputados da oposição foi contra a Medida Provisória posteriormente convertida na Lei 2.472/11,que dispõe sobre a qualificação das Organizações Sociais que poderiam ser contratadas. “ Alegamos que era a reedição de um modelo testado e que não deu certo no Tocantins. Ao dialogar com a classe da saúde, todos foram unânimes na insatisfação, mas mesmo assim contratou a Pró Saúde para gerir os hospitais”, afirmou.

A peemedebista disse que a bancada de oposição deu um prazo para que os problemas fossem solucionados. “Decidimos aguardar um prazo razoável para que o trabalho pudesse ser mensurado, mas os sinais dos resultados da terceirização da saúde começaram rapidamente a se manifestar, negativamente, principalmente no HGP, o que culminou com substituição da gestão da Pró-Saúde pela gestão própria no HGP, gestão sempre defendida por nós”, disse.

Ao finalizar seu discurso, a deputada criticou a atual gestão do Estado. “Infelizmente os resultados não foram os que o Governador propagou aos quatro cantos do Tocantins e isso pode ser visto na própria fala do Governador quando disse “vou cancelar o contrato, não vou enriquecer malandro” , ou seja, os salvadores da pátria, ou da saúde, viraram malandros de pouco menos de 1 ano”, ironizou.

Audiência Pública

Josi aproveitou o momento para solicitar ao Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o deputado Raimundo Palito (PP) que realize a audiência pública da saúde suspensa nesta terça-feira, 22. “Ontem o deputado Zé Roberto apresentou novamente o requerimento solicitando a audiência, mas o deputado Palito disse que o objeto havia se perdido. Eu acredito que essa audiência é mais do que necessária, nós temos que discutir e ajudar o governo a encontrar uma solução para oferecer a saúde publica eficiente que a população do Tocantins merece”, completou.