Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A aula Inaugural da Escola de Redução de Danos do SUS de Palmas será realizada nesta quinta-feira, 24, às 8h, no auditório do Ceulp/Ulbra, localizado na Avenida Teotônio Segurado. A aula será ministrada pelatécnica do Ministério da Saúde, Graziella Barbosa Barreiros.

De acordo com Max Alberto de Sousa Leite, coordenador Técnico da Escola de Redução de Danos, o objetivo é iniciar a qualificação técnica dos futuros agentes redutores de danos dos municípios de Palmas, Porto Nacional e Araguaína.

“Essa é a primeira escola de redução de danos do Tocantins que vai ser essencial para buscar mecanismos, traçar estratégias e garantir acesso à saúde a todas as populações vulneráveis e aos usuários de drogas”, explica o coordenador, informando que a primeira turma formará 30 agentes redutores de danos.

Segundo Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, a capital tocantinense desponta como a de maior intersetorialidade com as políticas de saúde mental e redução de danos da região Norte do País, condição essencial para o enfrentamento do crack.“O CAPS ad 24 horas está sendo implantado para atenção permanente aos dependentes químicos, agora, temos a escola de redução de danos e um amplo acesso aos serviços de saúde especializados”, afirma. (Ascop)