Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após a realização da ‘Oficina de Planejamento do Plano ABC - Agricultura de Baixo Carbono’, o Tocantins integra o seleto grupo dos estados que já aderiram ao programa do Mapa - Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento. Com isso, o Tocantins assume uma posição de liderança por também ter sido um dos primeiros a estruturar o Comitê Estadual do Programa ABC, com seminário de sensibilização realizado no ano passado.

A Oficina teve como objetivo o planejamento e orientação das ações a serem executados pelo Governo do Estado e demais parceiros que fazem parte do GG/ABC-TO - Grupo Gestor do Plano. O encontro teve início nesta terça-feira, dia 22, e foi encerrado na tarde desta quinta-feira, dia 24, no Campus II da Faculdade Católica, em Palmas.

De acordo com o coordenador Tecnológico da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Fernando Garcia, o Plano ABC vem ao encontro das políticas do governo do Estado que é melhorar a eficiência produtiva para uma baixa emissão de gases do efeito estufa. “E aperfeiçoando essa eficiência produtiva melhora também a condição de vida do homem que esse é o objetivo maior”, explicou.

O coordenador também destacou a participação ativa das instituições nas discussões para traçar as metas e diretrizes para a execução das ações. “Por se tratar de metas em longo prazo, até 2020, essas diretrizes podem ser reajustadas. Mas a princípio, o plano é plausível. Posteriormente será feito um documento com as informações que foram trabalhadas durante a Oficina e que serão necessárias nos projetos técnicos de execução e captação de recursos do Plano ABC”, explicou.

“O primeiro ponto positivo desse evento foi a metodologia dos trabalhos, que permitiu que todos os órgãos participassem da elaboração do Plano ABC no Tocantins”, enumerou o superintendente substituto da SFA - Superintendência Federal da Agricultura, Eustáquio Ferreira, que enfatizou ainda o segundo ponto, que foi o comprometimento dos participantes com o objetivo do trabalho. “O resultado do Plano vai ser extramente positivo para o desenvolvimento do Estado, com um projeto voltado para agrosilvopastoril, que é a integração lavoura-pecuária- floresta”, completou.

Paraná

O secretário executivo da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, Edson Carlos de Quadra, participou da Oficina para acompanhar as ações do Comitê no Estado. “Nosso comitê gestor do Plano ABC de Santa Catarina está pronto e a próxima etapa é a realização das oficinas de trabalho, como estão sendo feitas aqui no Tocantins. Por isso, viemos acompanhar esse trabalho que foi muito produtivo. Essas oficinas são fundamentais para discutir com todos os agentes os rumos do plano estadual”, frisou.

Programa

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono - promoverá a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020.

Além de estimular os investimentos necessários para a incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono no processo produtivo, o programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade. Outras metas do programa são estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação e sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis.