Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Dos dias 28 demaio a 1º dejunho, no município de Paraíso do Tocantins, acontece a quarta e última etapa de 2012 do Curso de Capacitação em Confinamento da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), profissionalizando peões, capatazes e gerentes de fazendas que trabalham cotidianamente com a pecuária intensiva.

Tocantins é um dos estados brasileiros com forte tradição na criação de bovinos de corte, contando com uma farta oferta na produção de grãos e rebanho atual ao redor de 8 milhões de cabeças fomentando uma pecuária que vem se destacando por sua quantidade e também pela qualidade dos animais e da carne produzida.

Pela primeira vez Paraíso do Tocantins integra uma das etapas do curso realizado pela Assocon e um time primoroso de profissionais mais uma vez estará repartindo experiências sobre os diversos temas do conteúdo programático, tais como: nutrição de gado confinado, produção de silagem, manejo racional, sanidade do rebanho, planejamento das atividades do confinamento, operação com máquinas e equipamentos, melhoramento genético, reprodução animal e identificação animal.

O diretor técnico da Nutroeste, Luis Antonio Monteiro, que falará nesta etapa sobre manejo nutricional, adianta que neste tema estão inseridas informações importantes sobre como fazer a leitura de cocho, a adaptação do animal para o confinamento, horários de trato dos animais, como avaliar o estado metabólico ou nutricional do animal por meio da visualização de fezes ou manqueira do gado muitas vezes devido a sintomas decorrentes da acidose ou de algum outro problema metabólico.

“Por isso a influência, o acompanhamento diário do peão, junto a boiada confinada é muito importante, para que ele além de seguir regularmente as recomendações também possa entender porque são tão fundamentais para o bom desempenho do animal no confinamento”, diz Monteiro.

Jorge Pereira Jawabri, responsável técnico da Katec Lallemand e que também integra o grupo de palestrantes destaca que a “Assocon consegue unir a tecnologia da indústria com o usuário e o produtor rural. Com essa via de comunicação mais direta é possível comunicar e perceber melhor as necessidades do público da pecuária intensiva. A iniciativa de unir estes elos da cadeia produtiva para um curso de capacitação contribui certamente para maior eficiência e disseminação de tecnologias e resultados”.

Inscrições

A Assocon informa que funcionários de confinamentos associados e confinadores associados são isentos da taxa de inscrição. Outros confinamentos eseusfuncionários pagam taxa de R$ 120,00. Nesse valor estão incluídos: apostilas, certificado, brindes, deslocamento para as aulas práticas (frigorífico e confinamento) e confraternização.

Serão três dias de aulas técnicas profissionalizantes. No penúltimo e último, os cursistas visitarãoum frigorífico e um confinamento, respectivamente.

As vagas são limitadas! Os interessados poderão se inscrever pelo site: http://www.assocon.com.br ouentrar em contato pelo telefone (62) 3432-0395para mais informações.

Conteúdo programático dos cursos de 2012:

· Nutrição de gado confinado

· Produção de silagem

· Manejo racional

· Sanidade do rebanho

· Planejamento das atividades do confinamento

· Operação com máquinas e equipamentos

· Melhoramento genético

· Reprodução animal

· Identificação animal