Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Central Única dos Trabalhadores do Tocantins realiza a partir desta sexta-feira, 25, às 20 horas, no auditório do Hotel Turim em Palmas, o 7º Congresso Estadual “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos”.

O Congresso reunirá 180 delegados, trabalhadores urbanos e rurais, de sindicatos filiados à CUT, de todo o Estado. Na pauta, os cutistas vão debater conjuntura política e econômica Estadual e Nacional, discutir o balanço organizativo da central e traçar um projeto político para os próximos 10 anos.

No último dia do Congresso, que acontece no domingo, 27, os delegados definem a próxima diretoria para o mandato de 2012-2015. Outro foco é a escolha dos delegados estaduais que irão participar do 11º Congresso Nacional da CUT, que acontece entre 9 a 13 de julho, em São Paulo.

“Lutamos para que a CUT-TO seja cada vez mais propositiva, porque à medida que crescemos temos mais condições de demandar contra as pautas que retiram direitos e humilham a classe trabalhadora. Queremos levar as pessoas a buscarem cada vez mais a defesa da democracia”, ressalta o presidente da CUT-TO, José Roque Santiago.

A CUT é a maior central sindical da América Latina, a 5.ª maior do mundo e está presente em todos os ramos de atividade econômica do país. No Tocantins, a CUT possui mais de 30 sindicatos filiados. (Ascom do evento)