Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Comemorando 35 anos de teatro o diretor teatral Marcelo Souza ministra curso gratuitos de teatro do Centro de Criatividade realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), as inscrições para 60 vagas estão abertas para os cursos nas três modalidades: “Mergulho teatral” (curso montagem de espetáculo musical inédito), “Teatro de Rua de Palmas” (curso montagem da peça A Vida Como Ela É II, O Retorno) e “A arte de ler” (Ciclo de leituras dramáticas de peças, contos, poesia e romances).O processo de seleção se dará por meio de audição e os candidatos podem se inscrever até o dia 31 no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, de 8 às 21 horas. No ato de inscrição os candidatos preencherão ficha e anexarão currículo artístico e anexos que julgarem necessários.

O Projeto Mergulho Teatral, criado como curso intensivo de teatro, tem como proposta nesta atual versão a montagem de um espetáculo musical; uma experiência rara na cidade, onde os alunos terão acesso a aulas de interpretação, canto, dança e história do espetáculo. O texto está baseado em roteiro do próprio professor e diretor Marcelo Souza e contará as peripécias de um grupo de jovens internautas loucos pelas redes sociais. Para ser levado a sério, o projeto tem estréia do espetáculo prevista ainda para 2012, com temporada aberta ao público em 2013.

Para concorrer a uma vaga do Projeto Mergulho Teatral 2012, é necessário ter de 14 a 23 anos e não será exigida experiência teatral, para efeito de priorização das vagas serão considerados: o gosto pelo teatro, o conhecimentos básicos de dança (mesmo que sem formação regular); facilidade de expressão corporal, afinação e canto. As aulas acontecerão nos sábados (14 às 18h) e domingos (10 às 13h).

O Projeto “Teatro de Rua de Palmas”, reunirá atores e atrizes já iniciados ou profissionais, além de outros que sejam aprovados em audição (teste); da mesma forma o projeto desenvolverá montagem teatral, além de estudo sobre as técnicas de interpretação e montagem de teatro de rua. A proposta é a recriação da peça A Vida Como Ela É, No Cordel No Cordel, sucesso em Palmas entre os anos 2003 e 2006, dirigida por Marcelo Souza, transformada com textos novos e sob o nome A Vida Como Ela É, No Cordel, II, O Retorno.Uma comédia popular totalmente inspirada na literatura de cordel.

Para o Projeto “Teatro de Rua de Palmas”, podem se candidatar às vagas, atores amadores e profissionais, professores de arte, jornalistas e pessoas com experiência artística comprovada com currículo e documentosanexáveis, a partir dos 16. As aulas acontecerão nas sextas-feiras (19 as 22 h) até a estréia, prevista para novembro de 2012.

A terceira experiência de formação teatral apresenta uma perspectiva inovadora: utilizar a arte teatral para a leitura pública de textos, poemas, contos, estórias, capacitando os alunos para as rodas de leitura, saraus e concursos de interpretação de poesia falada. É o “Projeto A Arte de Ler”, cujo maior objetivo é estimular a leitura pública, a contação de estórias e as rodas de leitura. Em algumas de nossas capitais de outros estados proliferam experiências neste sentido, criando saraus, reuniões de leitores, leituras em livrarias e bibliotecas e, ainda leitura para deficientes visuais.

No Projeto “A Arte de Ler”,as vagas são voltadas para atores amadores e profissionais, professores de arte, jornalistas e pessoas com experiência artística acima de 16 anos. Experiência artística ou pedagógica será importante, mas não se caracterização como exigências. As aulas serão ministradas nas quintas-feiras (19 as 22 h).

Sobre as inscrições e formas de participação

Com diversos cursos em desenvolvimento, envolvendo diversas perspectivas de experiências artísticas nas áreas de teatro, dança, música e artes plásticas, a Fundação Cultural de Palmas lança estes novos cursos no ensejo do retorno do professor Marcelo Souza a seus quadros, no ano em que inicia a comemoração de seus 35 anos de carreira profissional desenvolvida em vários estados do país.

Os cursos são inteiramente grátis, com a única exigência de dedicação e participação efetiva. São oferecidas 20 vagas por curso. Para todas será marcada audição/entrevista com o diretor nos dias 2, 3 e 4 de junho (sábado e domingo e segunda), com as aulas começando, respectivamente nos dias 8 e 9.

As inscrições devem ser feitas no próprio espaço Cultural, nos dias úteis, entre 12 e 20 h, de 16 a 31 de maio.

Marcelo Souza

Radicado em Palmas há quase nove anos, o diretor teatral e produtor cultural Marcelo Souza chegou aqui como diretor convidado do próprio Centro de Criatividades, para dirigir oficina teatral com iniciantes. No formato curso montagem o processo gerou o espetáculo A Vida Como Ela É, No Cordel, que alcançou um público estimado em 32.000 pessoas em seus quatro anos de temporada. A peça mereceu prêmio Funarte/ Ministério da Cultura, excursionou pela Região Central do país, representou o Tocantins no Festival de Inverno de Bonito (MS) e revelou alguns atores e atrizes hoje profissionais, como Sabrina Fittipaldi, Cinthia Abreu, Delto Nunes, Emiliane Duarte, Poliana Alves, Leidiane Martins, Pietro Lamonier e outros.

Em 2003/2004 foi scretário de Cultura de Palmas e em 2006 tirou a primeira colocação em concurso para professor de teatro da FCP.

Ator e diretor formado na Universidade do Rio de Janeiro (a federal UNI RIO), Souza dirigiu e atuou em espetáculos profissionais, tais como Barrela, de Plínio Marcos (ator), A Cigarra e a Formiga (ator e diretor), Concerto Para Virgulino sem Orquestra (ass. direção de Luís Mendonça), Noite de Guerra no Museu do Prado (diretor) e, dentre outros, Ato Cultural (diretor), quando dirigiu atores do porte de Edwin Luisi, Ângela Vieira, Simone Hoffman, Chico Tenreiro e Expedito Barreira.

Marcelo morou e dirigiu espetáculos ainda em cidades como Rio Branco (AC), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Paralelamente, ocupou diversos cargos públicos na cultura, na iniciativa privada e atua como produtor cultural há cerca de 30 anos.

Neste ano inicia as comemorações de 35 anos de carreira profissional, com dezenas de espetáculos teatrais e musicais, além de oficinas e cursos em diversos estados do País.