Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

De 29 a 31 de maio, acontece em São Paulo, o Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo, conhecido como Salão +B. Este, idealizado pela Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), objetiva gerar negócios e conteúdo criativo para o segmento de moda. Durante o evento, será apresentada a coleção “Toque Brasil”, desenvolvida na comunidade Mumbuca, pela artista plástica e designer Heloisa Crocco, por meio do Projeto Comunidades Criativas do Sebrae/TO.

A coleção foi desenvolvida no mês de abril. Durante as oficinas, os artesãos da comunidade aprenderam novas técnicas na criação de produtos inovadores de maior valor agregado, visando atender a indústria da moda. A proposta principal da vivência foi ampliar a competitividade dos micro e pequenos negócios no segmento de moda e dos artesãos ligados ao setor.

Ao final da vivência, o grupo escolheu a artesã Claudiana Matos da Silva para representar a comunidade no Salão +B. “Estou muito alegre, pois ajudei a produzir uma coleção diferenciada, e agora vou ver o resultado final, que é a exposição. Minhas expectativas são grandes. Espero que o Salão renda bastantes frutos e renda para nossa comunidade”, diz a artesã.

A diretora técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber, comenta que é de extrema importância a parceria com a Abest e a participação no Salão +B. “Levar o artesanato tocantinense à moda nacional é uma oportunidade ímpar. Será um momento para gerar negócios com compradores nacionais e internacionais, debater e refletir com palestrantes renomados da área, e conhecer o que há de melhor e criativo nas regiões de todo o país”, ressalta a diretora.

Salão +B

O evento conta com o convênio assinado em abril de 2012, entre ABEST e Sebrae; com o patrocínio da Apex-Brasil, da Agência de Fomento do Estado de São Paulo e do Grupo Orsa, bem como o apoio de diversas entidades. De acordo com os organizadores do evento, o Salão trará grandes nomes da moda e do design, 37 marcas expositoras de grande representação na moda nacional, além de compradores nacionais (200) e internacionais (10), provenientes de países como Estados Unidos, Rússia e China. (Ascom Sebrae)