Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O grupo de partidos da base do prefeito Raul Filho (PT) que busca encontrar um nome de consenso para disputar o Paço Municipal na eleição de outubro vai se posicionar abertamente dentro de três dias sobre a decisão de não considerar a deputada estadual e pré-candidata ao Paço, Luana Ribeiro (PR) como integrante do grupo.

Segundo uma fonte partidária que compõe o grupo, os membros se reunirão com o prefeito Raul Filho assim que ele voltar de São Paulo, para onde viajou na madrugada desta terça-feira, 29, para se encontrar com o senador do Partido da República, João Ribeiro, pai da deputada Luana.

Segundo a fonte, Raul Filho queria que o próprio grupo comunicasse o fato ao senador, o que não foi acatado. A fonte ainda reafirmou o encontro que o grupo teve com o prefeito na semana passada, quando informaram a decisão sobre Luana. Nesta última segunda-feira o prefeito negou para imprensa que o encontro tenha ocorrido.

Entre os motivos que levaram o grupo a se afastar da republicana, argumentam, estão a publicação de pesquisas que teriam sido manipuladas, além do fato de Luana dizer de forma recorrente que faz parte do grupo do senador João Ribeiro, evitando se posicionar como atuante integrante da base do prefeito. O grupo ainda argumenta que não considera que a deputada tenha rompido com o governo estadual.

Um fato que chama atenção caso Luana mantenha intenção de disputar o Paço e o rompimento dentro da base do prefeito ocorra, é que republicana e seu grupo, neste caso, tendem a tirar votos de Marcelo Lelis (PV), representante do governo estadual na disputa pelo Paço, já que os dois vêm do mesmo grupo de formação política no Estado.

A deputada, caso mantenha sua intenção de disputa da prefeitura, terá o apoio do PTN e do PRTB, ambos dirigidos pelos familiares, Cintia Ribeiro, esposa do senador e João Ribeiro Júnior, irmão de Luana.