Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Nesta sexta-feira, 1º de junho, Taquaruçu voltará a ser sede administrativa da capital por um dia. A solenidade acontecerá às 9h30, na Escola Crispim Pereira, quando a sede dos Poderes Executivo e Legislativo de Palmas serão transferidos para o Distrito. A transferência da sede administrativa para o Distrito é fruto de um Projeto de Lei, do vereador Wanderlei Barbosa, para homenagear o desprendimento do povo de Taquaruçu em ceder seu direito de territorialidade, para que pudesse ser implantada a Capital do Tocantins, Palmas.

Segundo a história, em 1989, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales, e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para construção da nova capital do Tocantins.

Em retribuição a este ato, o 1º de Junho de cada ano será reservado para a transferência da sede administrativa de Palmas para o distrito de Taquaruçu, numa ação denominada Taquaruçu, "Capital por Um Dia". Neste dia, as ações da Prefeitura e da Câmara Municipal serão realizadas no Distrito.

Lei

A emenda à Lei Orgânica do Município de Palmas, número 053, que prevê a instalação do Governo de Palmas em Taquaruçu, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de maio de 2006. O documento determina que a cada 1º de junho de todos os anos os poderes Executivo e Legislativo transfiram suas atividades, legalmente, para o distrito de Taquaruçu do Porto.