Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O gerente do Gespública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização- do Ministério do Planejamento Marcos Fadanelli visitou na manhã desta sexta-feira, 1°, a Secretaria de Estado do Planejamento e Modernização da Gestão Pública.

De acordo com a Secretária Vanda Maria Gonçalves Paiva, a visita resultou numa troca de experiências sobre o programa Gespública, além de uma análise sobre o que está sendo executado e sugestões para os próximos passos e para a disseminação do programa em todos os órgãos da administração pública.

A Seplan enviará regularmente para o Ministério do Planejamento subsídios para o realimento do Programa com base nas experiências que vem desenvolvendo no Estado.

Gespública

O Gespública foi instituído pelo Decreto 5.378/2005, é um Programa que apóia centenas de órgãos e entidades da administração Pública na melhoria de sua capacidade de produzir resultados efetivos para a sociedade.

Baseado nas experiências individuais dos Estados e Municípios, atualmente o Gespública sofreu algumas modificações para que adeque à necessidade de cada região.

O Gespública orienta sua ação pela estratégia fundamental de promoção da excelência dirigida ao cidadão e por um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços púbicos.

Tem os objetivos de eliminar o déficit institucional; promover a governança e a eficiência visando os resultados da ação pública; assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental; e promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.
Entre as ações do Programa estão a de mobilizar e apoiar tecnicamente órgãos e entidades para a melhoria da gestão e do atendimento e a desburocratização e simplificação de procedimentos e normas; e desenvolver modelo de excelência em gestão pública e capacitar e orientar a implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão pública. (Ascom Seplan)