Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Rodas de leitura, painel de histórias desenhadas, e muitas outras técnicas que auxiliam os educadores na prática em sala de aula foram abordadas pelo professor universitário e escritor Múcio Breckenfeld, durante palestra da formação continuada da Flit – Feira Literária do Tocantins – que acontece até sábado, 2, em Pedro Afonso. Segundo o palestrante, incentivar o prazer de ler é o ponto principal a ser trabalhado com os educandos, pois todas as disciplinas requerem leitura e interpretação.

Com muito humor ele mostrou ainda como pode ser a realizada a utilização dos artifícios do teatro na escola com a finalidade de “educar para a vida”. A afinidade e a contextualização dos textos, seja no teatro ou nas obras literárias, também devem ser levadas em conta. “Tem que haver uma ligação com o universo do aluno, caso contrário ele tende a perder o interesse. O teatro é uma ferramenta que nós podemos aplicar para estimular a leitura, porque ele vai precisar ler ao menos as falas que precisa decorar, e entender a peça, o que necessita de interpretação”, explica.

Para Cleidimara Sirigália, professora da Escola Estadual Comendador Padre Fleury, de Pedro Afonso, a palestra serviu como inspiração para a continuidade das atividades que ela já realiza na unidade escolar. “Geralmente a arte é deixada de lado, mas é algo importantíssimo e que deve ser trabalhado desde as séries iniciais. Um arquiteto, por exemplo, precisa das habilidades que aprendeu pintando e recortando na sala de aula, para desenhar todos os projetos. No início, quando inserimos o teatro, a literatura os alunos ficam meio receosos, mas vendo os outros colegas se envolverem eles acabam participando e aprendendo muito com tudo isso”, revela.

Durante os dois dias da Formação Continuada foram oferecidas 38 oficinas e sete palestras, que contaram com publico superior a 800 pessoas, entre professores e servidores da Rede Estadual de Educação, das escolas municipais, além da comunidade local.

Biografia do palestrante

Múcio Breckenfeld é pernambucano de Recife e mudou-se para Ananás, na época ainda Goiás, há 24 anos. Na cidade atuou como professor e médico, onde montou um grupo de teatro que mudou o método de ensino na Escola Estadual Getúlio Vargas e movimentou toda a região do Bico do Papagaio.

Múcio é ainda, advogado, membro fundador da Academia Tocantinense de Letras e autor de três livros: Folhas de Um Vento Espalhado (2000), Caleidoscópio de Emoções (2001) e Poesia Peregrina (2007).(Ascom Seduc)