Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero vai entregar o cargo nesta quarta-feira, 6, e fará o momento de prestação de contas quando falará sobre o encerramento de sua gestão frente à UFT (2004-2012), com entrega do Relatório de Gestão 2008-2012. Barbiero é um dos pré-candidatos a prefeitura de Palmas.

Haverá uma cerimônia oficial de entrega do cargo e apresentação da nova gestão da Universidade para o quadriênio 2012-2016. O evento será realizado no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), com participação da comunidade acadêmica, autoridades e sociedade em geral.

Alan Barbiero foi eleito, em 2003, o primeiro reitor da Universidade Federal do Tocantins, sendo também o reitor mais novo das universidades federais. Em 2009, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Supeior (Andifes). Reeleito na UFT em 2008, também se dedica à vida acadêmica como professor e pesquisador em Sociologia, e termina seu mandato em 2012.

Alan Barbiero possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado (DEA) em Sociologia e Economia do Sistema Agroalimentar pela Université de Paris X, Nanterre (1991), mestrado (DESS) em Desenvolvimento Agrícola pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília e Universidade Quebec de Montreal (UQAM) (2000). Durante sua vida universitária, foi militante estudantil e seguiu carreira acadêmica, ingressando como professor da Universidade do Tocantins (Unitins), onde também foi diretor do Campus de Gurupi e pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento.(Ascom UFT)