Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em dados da pesquisa que aponta o Índice do Consumo das Famílias - ICF, foi registrado um aumento no índice geral na cidade de Palmas de 2,3 pontos, se comparado ao mês anterior. Já se comparado ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 3 pontos. Já a perspectiva do consumo, que continua em pouco mais de 50%, registrou queda de 3,5.

Outros dados importantes levantados pelo ICF são de que 77,8% dos entrevistados se sentem mais seguros com seus empregos e 75,8% acham que a renda atual está melhor. Já com relação ao consumo, 31,3% disseram estar comprando igual e grande parte (39,1%) estar comprando menos.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, isso não é motivo para grande preocupação por parte do empresário. “Por conta da baixa nas taxa de juros, o comércio poderá ver rapidamente maior movimento por consequência do maior acesso ao crédito, mediado pelas medidas econômicas adotadas pelo Governo. Além disso, a baixa do IPI também auxiliará o comércio em suas vendas nesse próximo mês”, disse. Das famílias entrevistadas, 54,3% acreditam que o acesso ao crédito está mais fácil.

Conforme o economista da CNC, Bruno Fernandes, a alta da ICF confirma que a confiança das famílias brasileiras vem respondendo positivamente ao aumento real da renda e aos baixos níveis das taxas de desemprego. “O otimismo se deu não só pela manutenção do crescimento real da massa salarial, como principalmente pelos efeitos das maiores facilidades de crédito com os cortes das taxas de juros concedidos pelos bancos desde abril”, explicou.

Na comparação anual nacional, a ICF apresentou crescimento de 4,8%, puxado pelo otimismo tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação ao consumo. A elevação também se deu pelo aumento da perspectiva de consumo, subitem que registrou alta de 1,6% em maio com relação a abril. (Ascom Fecomércio)