Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense de Ponte Alta e a Associação do Babaçu da Amazônia, do município de Tocantinópolis, foram as unidades produtivas do Tocantins que venceram o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A iniciativa busca reconhecer, além do valor artístico e cultural das produções regionais, a qualidade e a adequação comercial dos produtos, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do país.

O fundador e representante da associação em Ponte Alta, Valtair Daniel Ribeiro, ressaltou sua felicidade em ser contemplado. “Estou vibrando até agora, pois é o início de um sonho. Só podemos agradecer e aproveitar todo o apoio do Sebrae. Agora iremos alavancar nosso negócio e mostrar o artesanato tocantinense para o mundo”, destaca. A integrante da Associação de Tocantinópolis, Doemy Costa de Araújo, completou dizendo que “é gratificante ser reconhecida e ver que estamos no caminho certo”.

Em sua 3ª Edição, o Prêmio contou com a inscrição de 1.826 artesãos formalizados de todo o país. Para a segunda etapa foram selecionadas 180 unidades produtivas que foram auditadas através de visitas in loco. Após essa etapa, o júri fez a escolha das 100 unidades mais produtivas. O evento de premiação será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

“Essa premiação é uma consolidação do trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae, parceiros e artesãos, por meio da soma do conhecimento e muito talento. Para nós, isso é motivo de muita alegria. Tenho a certeza que o prêmio abrirá portas no mercado interno e externo, trazendo renda para os nossos artesãos”, declara a diretora técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber.

Além da premiação, as unidades premiadas no TOP 100, por meio do Sebrae Nacional, serão expostas nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014. Além disso, em setembro, os artesãos participarão de uma série de cinco encontros de negócios, com 80 compradores.

Em novembro, os produtos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. E, ainda, de acordo com o regulamento, eles poderão utilizar o selo “Prêmio Top 100 de Artesanato” por três anos, além de serem contemplados com a divulgação de três produtos no catálogo do prêmio. (Assessoria de Imprensa)