Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório do Ambulatório da Unirg, em Gurupi a criação de mais um consórcio intermunicipal de desenvolvimento.

A assembléia ordinária contou com a presença de 9 prefeitos da região, sendo que o consórcio da região sul conta com 13 cidades no total. Por unanimidade os prefeitos ratificaram a união dos municípios em um único consórcio para juntos buscarem novas linhas de crédito e financiamentos para seus municípios.

O presidente do consórcio da região sul é Adalberto Leme de Andrade, prefeito de Sandolândia e o vice é Pedro Rezende, prefeito de Formoso do Araguaia.

Este é o segundo consórcio criado pelo Governo do Tocantins, que através da secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano tem mobilizado 137 prefeituras do estado na criação de 6 consórcios regionais de desenvolvimento, sendo que cada grupo de cidades consorciadas reune mais de 150 mil habitantes - uma orientação do governo do Tocantins, para atender o governo federal. Palmas e Araguaina estão fora deste projeto pois são cidades que individualmente já possuem mais de 150 mil habitantes. A criação dos consórcios é uma determinação do governo do estado para que organizadamente e com densidade populacional possam buscar financiamentos e linhas de crédito que individualmente os municípios não estariam habilitados a pleitear, principalmente na área de saneamento básico, aterro sanitário, máquinas e equipamentos.

Representando a secretaria das Cidades, o sub-secretário Marcelo Olímpio reafirmou "o compromisso do governo do estado em fortalecer os municípios, pois é nas cidades onde a vida realmente acontece e onde os benefícios tem que chegar"; o presidente do consórcio da região sul, Adalberto Andrade "a criação do consórcio é um grande instrumento para alavancar o progresso na região, vamos trabalhar muito para criar soluções para os problemas municipais, hoje demos um grande passo e agora, juntos, vamos avançar ainda mais". (Ascom Cidades)