Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas, Sindjor/TO, se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 13, com representantes das empresas de comunicação do Estado, exceto o Jaime Câmara, para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho 2012.

As negociações que ocorreram nas dependências da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) foram mediadas pela Auditora Fiscal do Trabalho, Anna Karina de Abreu Souza,com a presença da Superintendente Regional do Trabalho, Ildemar Barbosa Rodrigues.

O valor do piso dos jornalistas do Tocantins ficou acordado em R$ 1.600,00 (Hum mil e seiscentos reais), para jornada de cinco horas de trabalho, a partir de 1º de maio de 2012, até 30 de maio de 2013.

O índice de 10,60% contempla a inflação de 4,86%, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre maio de 2011 a maio de 2012, mais um ganho real de 5,74%. A proposta do Sindjor era de um piso de R$ 1.800,00, mas as empresas alegaram dificuldade financeira e falta de recebimento do principal anunciante, o Estado.

Para o presidente do Sindjor, Júnior Veras, embora a categoria não deva ficar refém da situação econômica das empresas e de suas alegações, o Sindicato entende que é preciso flexionar para que as negociações, referentes ao piso do jornalista tocantinense, possam avançar ano após ano e ser elevado gradativamente.

O Sindicato encaminhará ofício e cópia do Acordo firmado para as empresas que não compareceram para que as mesmas possam subscrever o que foi acordado, em caso de recusa o Sindjor vai adotar procedimentos do Artigo 616, parágrafo 2º da CLT. (Sindjor)